Gincana da Campanha da Mãe Peregrina infanto-juvenil
Juliana Dorigo – O barulho das torcidas pela manhã já anunciava com alegria e muita diversão que estava iniciando a Ginfanto 2019, a gincana da Campanha da Mãe Peregrina infanto-juvenil. No último domingo, 3 de novembro, o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt de Atibaia/SP recebeu cerca de 200 crianças e jovens para um dia inteiro de atividades, orações e uma sadia competição entre as cidades, um momento especial para toda família.
A concentração iniciou na Casa Nazaré, onde as crianças foram recebidas pelas Irmãs de Maria: Ir. Ana Maria dos Santos Lima e Ir. M. Gislaine Lourenço. Em seguida, com o andor da Mãe de Deus, seguiram até o Santuário, onde rezaram uma Ave-Maria na intenção de cada cidade participante. Logo após, todos foram para a Tenda dos Peregrinos, onde assistiram um breve teatro sobre os estudos do livro “Construtores de uma nova terra mariana”, que foi trabalhado ao longo do ano. O teatro citou João Pozzobon e a importância de coroar e entregar o cetro para que Maria reine na vida de cada um.
Santa Missa
Seguindo a programação, as crianças e os jovens participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo capelão do Santuário, Pe. Francisco José Lemes Gonçalves. No dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos, em sua homilia Pe. Francisco destacou o que é ser herói.
Uma das crianças carregava consigo uma figura do Thor, herói das histórias em quadrinhos. A partir disso, Pe. Francisco mostra que a Igreja tem vários ‘santos heróis’ para eles se inspirarem. “Os [heróis] dos quadrinhos têm seus objetos mágicos e de poder. Os nossos, como João Pozzobon e o Pe. Kentenich, têm a oração, têm Jesus e Maria como instrumentos de poder e socorro”. O sacerdote também anima as crianças e jovens a serem santos na vida diária, no lugar onde estão: “Ser herói exige coragem, mas não estamos sozinhos, temos Jesus e Maria e uma multidão para nos ajudar, entre eles: João Pozzobon”.
Alegria e diversão
Na parte da tarde, no gramado do Santuário todos se preparam para as brincadeiras de caça ao tesouro, corrida de saco, equilíbrio na colher e da esponja. Ao final das brincadeiras aconteceu a premiação, nas seguintes colocações:
1° lugar: Tremembé/SP
2° lugar: Piracicaba/SP
3° lugar: Salto/SP
4° lugar: Caçapava/SP
O troféu de melhor torcida ficou com a cidade de Piracicaba/SP.
Sara Caçador, da cidade de Tremembé/SP, relata: “Foi um dia de muita alegria e gratidão. Ver nossas crianças e jovens na casa da Mãe já é uma conquista para todos nós. Com o resultado me senti muito gratificada, pois trabalhamos muito durante este ano, nosso objetivo foi alcançado, não por termos conquistado o 1° lugar, mas porque cada um deu o seu melhor. Entendemos a missão e por ela nossa entrega foi total”.
“Posso dizer que foi um dia maravilhoso, primeiro por estar novamente na Casa da Mãe e receber todas as graças e bênçãos que Ela e seu Filho Jesus nos concedem… A Ginfanto, para mim, é um momento especial de nos unirmos com outras pessoas de outras cidades, de interagir com todos. Neste ano a minha cidade venceu em 3º lugar, conseguimos até levar para a nossa um troféu, que nos incentiva e fortalece para participar no próximo ano!”, relata Marlene Capato, de Salto/SP.
“Foi uma boa experiência estar participando do congresso 2019. Ficamos em quarto lugar, foi um desafio a cada etapa, mas o mais importante é que levamos a alegria das crianças e o amor de saber que estava no Santuário da Mãe”, comenta Michele Felipe Da Silva Galioti, de Caçapava/SP.
Uma nova experiência
A Isadora Mota, da Juventude Feminina de Schoenstatt de Atibaia, ajudou pela primeira vez na organização das brincadeiras; ela fala sobre a experiência: “Foi muito legal poder participar tanto na organização quanto no dia em si. É algo que não tinha vivenciado ainda… Planejamos algumas brincadeiras que fossem de fácil acesso, para as cidades trazerem os materiais. A meu ver, as crianças gostaram muito, pois se divertiram bastante… Eles esperam o ano todo para vir até aqui no dia da Ginfanto, pois a animação e empolgação é muito perceptível. E geralmente costumam cumprir direitinho os desafios do livro, ao longo do ano, para conseguirem o máximo de pontos, sempre”.
Um dia especial
“Eu acredito que a Campanha Infanto-juvenil é um importante instrumento de evangelização, de catequese, para nossas crianças e jovens, ensinando-as a amar Cristo, Nossa Senhora e a Igreja. Dentro disso, a Gincana serve de instrumento didático para entreter as crianças e jovens, promovendo ações sociais de vivência da fé e o próprio estudo, dando um incentivo à participação assídua na Campanha”, comenta Alexandre Orlandini Pereira, que participou da equipe de organização.
Um dia especial na Casa da Mãe de Deus, com diversão para toda família. Os pequenos foram enviados com as graças do Santuário e a proteção da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Fonte: maeperegrina.org.br