A emoção de estar no lar original
Karen Bueno – “É uma emoção muito grande, algo que não tem como explicar”, dizem os peregrinos de Jaguariaíva/PR, que viajaram ao coração da Obra Internacional de Schoenstatt, o Santuário Original, que fica no município de Vallendar, na Alemanha. Em um grupo de 15 brasileiros, todos do Paraná, eles conheceram a história da Obra e imergiram no centro de todo o Movimento Apostólico.
Para muitos essa foi a descoberta de um novo mundo, como conta Maria Josefina Galvão: “Eu não conhecia a história da Mãe e Rainha assim a fundo. Então, quando cheguei, não imaginava que tudo era tão belo. Em Schoenstatt senti uma paz interior muito grande. Senti algo diferente ao olhar nos olhos dela [da Mãe], é um olhar diferente. É uma experiência maravilhosa e muito bela”.
Para outros, essa peregrinação foi a culminância de um sonho, como conta Guilherme Ribeiro da Silva, da Juventude Masculina de Schoenstatt: “Passar pelo mesmo lugar onde estiveram tantos heróis é algo que não tem explicação; chegamos ao centro de tudo pelo que vivemos e lutamos, o centro dos nossos ideais”.
Para o Guilherme, foi emocionante ajoelhar-se diante do túmulo do Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, o sentimento de que “você chegou diante de um lugar santo, que ele está ali, que ele está vivo em nós”. Já Maria Josefina conheceu pela primeira vez a história do Pe. Kentenich e ficou tocada com essa experiência: “Achei interessante, maravilhosa a vida dele. Fiquei imaginando como seria viver um pouquinho da vida que ele viveu. E olha que ele deixou espalhada a semente que plantou. É um conhecimento bárbaro, que vou levar para o resto da minha vida”.
Álvaro Coutinho, que coordenou o grupo, diz que quer sempre mais levar as pessoas a terem contato com os Santuários de Schoenstatt. Além do Santuário Original e dos outros que ficam em volta (são 13 no total), eles estiveram nos centros de Schoenstatt em Roma (Belmonte e Cor Ecclesiae).
A peregrinação, que iniciou no dia 10, foi concluída no Santuário de Schoenstatt de Atibaia/SP nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2019, pois começa e termina sob o olhar da Mãe.