A juventude quer ser transformadora, sinodal, missionária e profética
“Na América, continente da esperança, como em todo o mundo, os jovens são o agora de Deus, porque seu Filho Jesus, que é manifestação de sua bondade, caminha e permanece com eles e, por meio de Jesus, o Pai continua falando-nos na linguagem de seu amor”. Estas são algumas palavras do Papa Francisco dirigidas ao jovens da Pastoral Juvenil da América Latina.
De 18 a 23 de novembro de 2019 aconteceu o XX Encontro Latino-Americano de Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil, em Lima/Peru. Entre eles estava Lucas Galhardo, da Juventude Masculina de Schoenstatt de Caieiras/SP, que é secretário desta Pastoral pelo chamado “Cone Sul” do continente.
O encontro é organizado pelo Celam (Conselho Episcopal Latino-americano), com o tema “Os jovens são um solo sagrado, o agora de Deus”.
Integração das forças
O Pe. Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério Vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, participou do encontro via Skype, iniciando sua intervenção com palavras do Pe. José Kentenich: Os jovens são “herdeiros de um grande passado, portadores de um grande presente e construtores de um grande futuro”.
Sobre o papel dos jovens como construtores do futuro, ele motivou a “viver a comunhão na pastoral juvenil: a integração das forças de todos os grupos e iniciativas que atuam na evangelização dos jovens é absolutamente necessária”, explicou, “porque todos estão comprometidos com um objetivo comum: leve Jesus e a alegria do Evangelho a todos os jovens, tentando transformar a sociedade. O trabalho ecumênico, inter-religioso e ecológico realizado pelos jovens pertence ao presente e ao futuro da Igreja”.
Uma primavera
Na Mensagem Final do encontro, os jovens expressam: “Queremos viver uma Igreja que caminha e decide junta, sinodalmente, que se coloca a serviço dos demais, deixando para trás as diferenças, reconhecendo seus limites e apostando em suas fortalezas. Com o Papa Francisco, estamos interpelados a olhar para nós mesmos criticamente, colocando-nos em estado permanente de missão, para nos sentirmos primavera”. E conclui: “Não queremos uma pastoral juvenil fechada e indiferente, mas transformadora, sinodal, missionária e profética, que grite ao mundo, sobretudo a outros jovens, que Cristo é o centro de nossas vidas, que nos ama, que nos salva e que caminha vivo entre nós”.
– Mensagem do Papa para este encontro
Mais fotos no Facebook: facebook.com/PJLatinoamerica
Com informações de noti.pjlatinoamericana.org e laityfamilylife.va