Uma multidão vai ao Santuário de Santa Cruz do Sul
Ir. M. Angela Zam – ‘Com a Mãe e Rainha, vamos ao encontro de Jesus’, este foi o lema da 43ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt de Santa Cruz do Sul/RS, no domingo 24 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo. Neste ano a Diocese, dentro da perspectiva da iniciação à vida cristã, vive o ano da Eucaristia e foi esse o motivo pela escolha do lema. Porque é Maria que conduz a seu Filho Jesus, seja o Cristo dos altares ou o Cristo presente em cada batizado.
Há cada ano aumenta o número de peregrinos que, ao raiar do dia, se deslocam ao Santuário. Às 8h30min, junto a Igreja São José, foi iniciada a caminhada, com estimativa da participação de 35 mil peregrinos. A multidão percorreu quase 3km rezando e cantando. Chegando ao parque do Santuário seguiu-se a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Aloisio Dilli.
Ação social
Este ano a Romaria foi precedida com uma novena, junto ao Santuário, na qual diariamente foi celebrada a Santa Missa. Outro diferencial foi a coleta de um alimento não perecível, pela união com os mais necessitados. Dos alimentos recolhidos foram organizados 200 ranchos que foram distribuídos entre as cinco paróquias da cidade de Santa Cruz. Da vizinha cidade de Vera Cruz/RS, onde também sai um grupo em peregrinação, foi feito igualmente a coleta. Os alimentos recolhidos permaneceram na paróquia Santa Teresa, com o intuito do trabalho social feito por essa paróquia.
Como acontece todos os anos, o Santuário se tornou um ‘mar de flores’, expressão do amor dos peregrinos pela Mãe e Rainha.
Ano Pozzobon
Junto a estátua do Pe. José Kentenich, em frente ao Santuário, foi erigido um “espaço João Luiz Pozzobon”, com a imagem da Peregrina Auxiliar e um banner do Ano João Pozzobon. Antes da Missa foi feita uma breve reflexão sobre este ano especial, onde a Mãe e Rainha – em sua imagem Peregrina – foi homenageada com uma bela Ave Maria tocada com trompete.
Toda a caminhada levou a uma reflexão sobre como estamos vivendo nossa vida de batizados, neste ano da Eucaristia. E foi com Bênção do Santíssimo Sacramento, ao final da Santa Missa, que a Romaria foi encerrada.
Os participantes da 43ª Romaria puderam experimentar um profundo espírito de Família, de fé e solidariedade. O sol que brilhava introduzia a interioridade, orações e cantos como um grande louvor a Cristo Rei do Universo. A Mãe e Rainha, acolhendo muitos devotos, conduziu todos ao seu Filho Jesus.
Fotos: Ir M. Paula Taís Vogt / Matheus Swarowsky / Portal Arauto / Bruno Pedry, Gazeta do Sul