Uma escalada de vínculos e superação
Pablo Garcia – A Juventude Apostólica de Schoenstatt da cidade de Atibaia/SP promoveu, no dia 23 de novembro de 2019, mais uma edição da “Conquista da Montanha”. Partindo da Igreja São João Batista, no centro da cidade, 28 jovens caminharam rumo ao topo da Pedra Grande, um ponto turístico da cidade, com elevada altitude.
Em um percurso que durou aproximadamente 3 horas, por conta do alto nível de dificuldade da trilha, foi possível contemplar as belezas naturais que a subida exibe. Ao chegar no topo, com uma altitude de 1.418 metros, os participantes puderam descansar e apreciar a vista que a Pedra propicia.
Para Flavia Picheli, da Juventude Feminina de Schoenstatt de Atibaia/SP, “apesar da dificuldade da caminhada e das subidas, foi um momento muito especial no qual pudemos ver a entrega e as superações das pessoas. Vivemos momentos nos quais houve uma união maior entre a juventude, com todo mundo apoiando e incentivando uns aos outros, para que, no final, fosse atingido o objetivo de estar em comunhão com a Mãe”.
Após o descanso, chegou a hora de encontrar-se com Jesus Eucarístico, através da Celebração da Palavra, feita pelo seminarista Maike Andrade, do Instituto dos Padres de Schoenstatt. Na homilia ele convidou a refletir sobre as “pedras no caminho que me impedem de subir mais ao alto, rumo ao céu”. A liturgia falava da esperança na ressurreição e do desprendimento daquilo que é material, por isso Maike convidou a valorizar a família, os vínculos, a natureza que Deus presenteia.
A Celebração serviu de combustível para a última parte do desafio: a descida. Por ser muito íngreme e com um terreno bastante acidentado, a descida conta com diversos tropeços e quedas, que garantem diversas risadas ao longo do caminho.
“A grande diferença que eu achei, das outras vezes que subi, foi estar com a Família de Schoenstatt reunida – não estava só o Jumas, mas também Jufem, Lafs, pessoas de fora do Movimento… Achei isso muito bonito e marcante. E um dos ápices, para mim, foi a celebração no topo da montanha e também ver a superação de algumas pessoas durante a subida, enfrentando seus limites pessoais, isso foi bem interessante”, comenta Thalmir Barbosa, da Juventude Masculina de Schoenstatt de São Bernardo do Campo/SP.
Nesta edição participaram jovens, famílias e representantes do Movimento das cidades de Atibaia, São Paulo/SP (Jaraguá), Mairiporã/SP, São Bernardo do Campo e Bom Jesus dos Perdões/SP.
Gabriel Lenharo, do Jumas de Jaraguá, vê essa escalada como uma oportunidade de criar novos vínculos e de aprofundar os que já se tem: “Para mim foi uma experiência incrível. Eu participei pela primeira vez no ano passado e gostei muito. É algo diferente. No caminhar, você vai conversando com muitas pessoas, vai brincando, se divertindo, isso é legal. Um ambiente descontraído, no qual vão se criando vínculos com os outros, conversando um pouquinho, conhecendo as realidades. É muito importante a gente criar esses laços e fortalecer os que a gente já tem. E sempre vale o Capital de Graças, a entrega à nossa Rainha”.
Ao fim da trilha, uma forte chuva serviu para lavar todo o cansaço daqueles que se propuseram a caminhar.
Fotos: Gabriel Lenharo / Nikolas Garcia / Karen Bueno / Jaqueline Montoya