III Romaria do Terço dos Homens reúne mais de 3 mil homens em Santana do Cariri/CE
Mychelle Santos – Neste domingo, 1 de dezembro de 2019, o primeiro do Tempo do Advento, mais de 3.000 homens, de todas as paróquias da Diocese de Crato/CE, estiveram em Santana do Cariri/CE para vivenciar a III Romaria Diocesana do Terço dos Homens. O sol causticante e a alta temperatura não impediram que a multidão se aglomerasse ao lado do memorial dedicado à menina Benigna Cardoso , que fica localizado no distrito de Inhumas, para participarem da Santa Missa, presidida pelo bispo Diocesano, Dom Gilberto Pastana, e concelebrada pelos padres que lá se encontravam.
Em clima de romaria e fraternidade, tantos homens das mais diversas localidades se reuniram em um só propósito: celebrar aquela que tanto amou e foi fiel a Deus, a bem aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha. Armados com os terços em suas mãos, apresentavam esta devoção tão singela, porém tão eficaz. Durante uma breve reflexão, Dom Gilberto lembrou o martírio da jovem Benigna. “Estamos em Inhumas, aqui a jovem Benigna preferiu morrer que pecar contra Deus. Ela foi martirizada, morta por um homem”, e lembrando as palavras do Pe. Cícero Romão Batista, completou: “O padre Cícero dizia que ‘quem matou, não mate mais, e quem roubou, não roube mais’, talvez se ele estivesse aqui diria: ‘Um homem de Deus não bate em mulher, não a agride e, muito menos, a assassina’. Sejamos, pois, verdadeiros homens de Deus”, ressaltou.
Após a Santa Missa, todo o povo romeiro saiu em procissão até a matriz de Senhora Santana, em um percurso de pouco mais de 2 quilômetros. Durante a caminhada, iam recitando e meditando o santo terço. A cada continha debulhada, as preces subiam a Deus como a poeira que cobria a estrada de terra batida.
Há quem diga que a devoção do terço é reservada para as pessoas de mais idade, aos homens e mulheres mais velhos, porém os pequenos jovens João Paulo e Elieusson Francisco, da paróquia São Francisco de Assis, em Salitre/CE, provam o contrário. Ambos com a idade de 13 anos, participaram da procissão enquanto meditavam o santo terço. João Paulo conta que há três anos foi convidado pelo coordenador do Terço para ir a um dos encontros e, desde então, permaneceu. “Eu não morava em Salitre, ai depois que eu me mudei, o coordenador me chamou para ir, e eu fui. Vou toda segunda à noite!”, contou ele. Elieusson está há cinco anos no grupo. Junto dele, seu pai e seu irmãozinho também participam. “Faz tempo que eu tô’! Eu e pai fomos uns dos primeiros do grupo. Toda segunda a gente vai. Eu, pai e meu irmão de cinco anos, e ele reza também. Sabe rezar a Ave Maria no microfone da igreja”, destacou.
Na Matriz, a benção do Santíssimo Sacramento marcou o encerramento desta romaria. Ao final, Dom Gilberto anunciou o local da IV Romaria Diocesana, para o ano que vem: será em Juazeiro do Norte/CE, no dia 29 de novembro de 2020.
Fotos: Mychelle Santos
Fonte: diocesedecrato.org (texto editado)