405 homens permanecem em vigília no Santuário de Schoenstatt
Volny Enrique Martoni – Entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2019, ocorreu a 13ª Hô Maria, a Vigília Mariana dos Homens, no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, em Jacarezinho/PR.
A Vigília contou com a participação de 405 homens, de 21 cidades. O início foi no dia 7, sábado, às 20 horas, e o encerramento no dia 8, domingo, por volta das 7 horas. Alguns participantes precederam a vigília com uma caminhada de 4 km, da Catedral até o Santuário, com muitas orações e cantos durante o trajeto.
Na abertura do encontro, a Ir. M. Vilma Vassoler fez uma breve acolhida, preparando-os espiritualmente para as atividades a serem realizadas naquela madrugada.
Às 22 horas, no interior da Tenda, foi realizada a exposição do Santíssimo pelo Pe. Jorge da Silva, ao final houve o translado pelos presentes até o Santuário. Lá foi realizada a Adoração, mediante revezamento de meia hora entre os participantes de cada cidade, conforme escala, até às 4 horas.
Presença de Maria
A primeira palestra da noite, realizada das 22 às 23 horas, foi ministrada pelo Pe. Jorge da Silva, com o tema “Presença de Maria na Bíblia, na Igreja e na nossa vida”. Ele ressaltou várias citações bíblicas que se referem à Maria, desde o Antigo até o Novo Testamento.
Das 23 horas até meia noite, o Pe. Eric Simon proferiu a segunda palestra, com o tema “Caminhando com Maria ao encontro de Jesus”. No conteúdo ele enfatizou a importância da Mãe de Deus como intercessora, a qual constitui o caminho mais curto que leva a Jesus.
Das 00h às 00h30min, foi servido aos participantes o primeiro café, denominado “café vamos conseguir”, carinhosamente preparado pela equipe.
A oração na vida diária
Dando prosseguimento, das 00h30min às 01h30min, os representantes do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) da cidade de Londrina/PR conduziram a contemplação do Santo Terço, invocando a Santíssima Trindade, com o canto e a contemplação dos Mistérios Gloriosos. No final, foi cantada a consagração à Nossa Senhora, com a participação entusiasmada dos participantes.
Das 01h30min às 02h30min, foi realizada a última palestra, dirigida por Sebastião Costa, coordenador do THMR da Arquidiocese de Londrina, com o tema “O homem revestido do poder da Oração do Santo Rosário”. Nela, ressaltou que todos vivem atualmente um tempo de batalha espiritual e que, para atravessar esse período, é preciso se revestir com uma armadura espiritual, com muita fé e oração, de maneira especial por meio do Santo Terço.
Em seguida, das 02h30min às 03h30min, com auxílio dos membros do THMR da cidade de Ribeirão Claro/PR, foi realizada a Via Sacra, terminando defronte ao Santuário, recordando assim as estações dolorosas percorridas por Jesus.
Das 03h30min às 04h, foi servido o segundo café, denominado “café tira sono”, para que despertassem do sono que os acometia naquele momento.
Amar Maria como Jesus amou
Na sequência, às 4 horas, o Pe. Roberto Morais de Medeiros fez o translado do Santíssimo, que estava exposto em Adoração no interior do Santuário, até a tenda, onde todos aguardavam sua chegada, permanecendo até as 5 horas em Adoração. Foi um momento de forte emoção no qual puderam sentir a presença mais acentuada de Jesus em seu meio.
Ao raiar do dia, por volta das 05h30min, acompanhado do cantar dos pássaros, o Pe. Lorenzo presidiu a Santa Missa de encerramento, na qual parabenizou os participantes por terem conseguido superar o sono e ainda fez o envio de quatro imagens oficiais do THMR para novos grupos.
Ao término da Missa, foi lida uma mensagem do Pe. Antônio Bracht, dizendo que “quem ama Maria encontra o Jesus que Maria amou e ama” e que “quem ama Maria vai amar Jesus como Ela o amou”, além de transmitir a sua bênção enviada diretamente do Santuário Original de Schoenstatt.
Logo após a bênção final, às 7 horas, os presentes se dirigiram à frente do Santuário para o registro da tradicional “foto oficial”, que, devido à grande quantidade de participantes, só foi possível mediante a utilização de drone.
Todos demonstravam enorme satisfação e se comprometeram a participar da 14ª Hô Maria, já agendada para os dias 5 e 6 de dezembro de 2020.
Ainda foi servido aos participantes o “café despedida”, garantindo que retornem para casa saciados espiritual e fisicamente. Em 2019 participaram representantes de: Abatiá/PR, Andirá/PR, Arapoti/PR, Assis/SP, Bandeirantes/PR, Cambé/PR, Cândido Mota/SP, Congonhas/PR, Fartura/SP, Ibiporã/PR, Ipaussu/SP, Itambaracá/PR, Jacarezinho/PR, Jundiaí do Sul/PR, Londrina/PR, Ourinhos/SP, Ribeirão Claro/PR, Santa Amélia/PR, Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Santo Antônio da Platina/PR e São Pedro do Turvo/SP.