Conheça a missão do diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt no país
Karen Bueno – O Movimento Apostólico de Schoenstatt tem um novo diretor nacional. O Pe. Vandemir Jozoé Meister, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, foi nomeado para coordenar a Central Nacional de Assessores no Brasil pelos próximos seis anos.
Para ele, essa nomeação se resume em duas realidades: alegria e desafio. Assim comenta: “Primeiramente, para mim é uma alegria e, ao mesmo tempo, um desafio assumir esta função diante do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil. Alegria, pois se abre mais um campo de missão, onde se pode oferecer as qualidades individuais. Desafio porque compete assumir uma missão, não somente de dimensão apostólica do Movimento na Igreja no Brasil, mas também zelar pela herança espiritual e carismática do Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o Pe. José Kentenich”.
E qual é a tarefa do diretor nacional?
O Pe. Vandemir explica:
Essa função, de 6 anos, delegada pela Presidência Nacional da Família de Schoenstatt, tem características específicas. O Brasil, por sua enorme extensão geográfica, está dividido em regionais – algo único em relação aos outros países. Assim sendo, temos quatro Regionais com seus respectivos Diretores das Centrais Regionais. A Central Nacional é formada por representantes (Assessores) das Centrais Regionais.
Como Diretor da Central Nacional, compete-me convocar e presidir as reuniões do Conselho da Central Nacional. Também representar a Liga Apostólica e o Movimento Popular de Peregrinos diante da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e na Presidência Nacional, isto é, representar o Movimento Apostólico nos organismos nacionais e internacionais.
Junto com o Conselho, compete-me também zelar (com outros assessores) pelo cultivo da vida interior e do espírito apostólico do Movimento. Garantir, em nível nacional, a unidade como o Fundador, a fidelidade às forças fundamentais da Obra de Schoenstatt e a unidade nacional do Movimento. Também em fomentar o serviço à Igreja de acordo com suas linhas e diretrizes pastorais. Incentivar a expansão e edificação do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Gratidão
A Família de Schoenstatt do Brasil se despede com gratidão do atual diretor nacional, o Pe. Ivan Simicic, que retorna ao seu país natal, o Chile.
Pe. Vandemir será também diretor regional do Movimento no Paraná, assessor regional do Terço dos Homens Mãe Rainha (no Sudeste, no Paraná e no Sul) e vice-postulador da Causa de Beatificação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon.