Edição de 2019 contou com 52 jovens
Leonardo Leite – Em mais um ano, o anseio da solidariedade e do bem em comum tomou conta das pessoas que participaram da 14ª edição do projeto Natal Solidário, guiado pela Juventude Apostólica de Schoenstatt do Jaraguá, São Paulo/SP.
Essa edição, por sua vez, teve como lema “Como Família de Nazaré, Instrumentos para a nova sociedade”, frase que foi trabalhada de diversas maneiras com os voluntários. O Natal Solidário acontece anualmente na madrugada do dia 24 para 25 de dezembro. Durante o tempo de preparação, todos foram acompanhados e ofereciam contribuições ao Capital de Graças (propósitos), que os levavam a vivenciar Cristo na família (no primeiro mês) e na sociedade (no segundo mês). Por meio desses pequenos atos, puderam se aprofundar no lema e preparar o espírito para o nascimento do menino Jesus.
Juntos, os 52 voluntários buscaram levar Deus filho a cada irmão em situação de rua, por eles encontrado, nas ruas da cidade de São Paulo.
Como funciona?
Divididos em quatro grupos (comunidades) e acompanhados por seus carros de apoio, os missionários iam de canto em canto levando uma mensagem de paz e esperança para aqueles que muitas vezes só precisavam de um pouco de atenção e ser notados. Além dessa mensagem, 2.000 kits de panetones e refrigerantes foram distribuídos para que houvesse também uma contribuição material.
Em frente ao Teatro Municipal, as comunidades se reuniram novamente para vivenciar um último momento juntos, guiado pelo seminarista Maike Andrade e pela equipe de espiritualidade da comissão central do projeto. Ali, os voluntários refletiram, rezaram e receberam o menino Jesus no presépio por eles mesmo preparado, encerrando assim mais uma edição do Natal Solidário. Todos puderam retornar às suas casas, levando consigo uma grande experiência a ser compartilhada com suas famílias e com o próximo.
Fonte: jumasbrasil.com.br