Dando tudo pela missão
Leonardo Rodrigues – Inflamados com o fogo de Cristo, membros da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) do Paraná se encontraram entre os dias 24 e 26 de janeiro em Presidente Prudente/SP. Lá realizaram o Acampamento Regional do Estado sob o lema: “Pela entrega de nossos heróis, viveremos a nova missão”.
Cerca de 50 jovens, de diversas cidades do Paraná, estiveram reunidos no Centro de Formação Diocesano de Presidente Prudente, na região rural da cidade. Onde, divididas e formadas, as seis equipes já tiveram suas primeiras provas na noite de sexta-feira (24). Também foram distribuídos quadros dos heróis de Schoenstatt que deveriam acompanhar todas as equipes durante o decorrer do final de semana. Sendo eles: Hans Wormer, Franz Reinisch, Max Brunner, João Luiz Pozzobon, Henrique Schaefer, Julio Steinkaul, José Engling e Paulo Tocchetto.
No sábado (25) logo cedo, todos se reuniram no “Santuário-Acampamento” e foi feita a oração da manhã. E, após, todos tiveram uma pequena palestra dirigida pelo seminarista Gabriel Oberle, dos Padres de Schoenstatt. Em seguida as atividades começaram a todo vapor; a equipe organizadora da gincana dava suas primeiras instruções das atividades, que duraram até o final da tarde. Nesse momento o novo assessor do Jumas no Paraná, Pe. Deilton de Souza, se apresentou, tirou dúvidas e fez uma reflexão do porquê de estarem reunidos naquele acampamento. No início da noite todos se reuniram em uma missa campal para celebrar a Eucaristia. Em seguida, dirigiram-se ao refeitório para um momento de vinculação.
Mas a noite não se encerrou por aí, pois a equipe de espiritualidade havia preparado uma “surpresa” para os jovens ali presentes. Nesse momento iniciava a vivência recordando o momento em que o Pe. José Kentenich era levado ao campo de concentração de Dachau. Com sirenes de guerra, bombas e fumaça, todos foram dirigidos ao “médico” para receberem ou não seu atestado de dispensa para o “campo de trabalho”. Na sequência foram colocados em filas e “descontaminados” com um banho de água. Limpos e aptos foram direcionados à um momento de reflexão do porquê daquilo tudo. Quando levados ao campo, tiveram uma suave experiência do que realmente era Dachau. Para encerrar a noite, uma adoração ao Santíssimo foi colocada ao ar livre para que todos pudessem estar ainda mais próximo à Jesus.
Domingo (26) pela manhã todos acordaram cedo e se reuniram no “Santuário-Acampamento” para a Oração da Manhã e testemunho de Gabriel Figueiredo, que está ingressando como postulante na comunidade dos Irmãos de Maria de Schoenstatt. Então todos seguiram para as últimas atividades da gincana. Encerrando o acampamento com a Santa Missa, foi divulgada a colocação das equipes. A equipe com o patrono Hans Wormer ficou em primeiro lugar – eles puderam comemorar o resultado oposto do esperado, que no início era ficar em último lugar.
Fonte: jumasbrasil.com.br (mais fotos no site do Jumas)