Santuário Tabor da Liberdade retoma as atividades neste domingo
Poliane Bôsco – Neste domingo, 16 de fevereiro, a Família de Schoenstatt do Tabor da Liberdade se reuniu no Santuário, em Confins/MG para dar início às atividades de 2020. Cerca de 300 membros participaram do Encontro, que começou pela manhã com um lanche compartilhado.
Em frente ao Santuário todos se reuniram para um momento de oração e vivência. Representantes dos Ramos, Comunidades, Campanha da Mãe Peregrina e Terço do Homens, com suas bandeiras e símbolos, participaram deste momento. Neste ano Jubilar alguns tiveram destaque e puderam falar sobre suas comemorações:
– A Campanha da Mãe Peregrina comemora os seus 70 anos e vive, de maneira especial, o Ano Pozzobon, sob o lema: “Entendi a missão e por ela a minha entrega foi total”.
– A Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) comemora os 100 anos de fundação e, com isso, o ingresso das mulheres em Schoenstatt – neste ano centenário elas seguem o lema: “Contigo a vida é mais Maria”
– A Juventude Feminina de Schoenstatt comemora 80 anos de fundação do Ramo no Brasil e neste ano realizará o XIX Encontro Nacional, com o lema: “Vós sois a minha promessa!”
O Cristo Tabor, forma e norma da nova terra mariana
O Encontro continuou na Tenda Tabor, onde a Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa proferiu uma palestra sobre o tema: “O Cristo Tabor, forma e norma da nova terra mariana, como novo início no Espírito Santo”.
Ela destacou que a meta é percorrer um caminho rumo a este novo homem transfigurado em Cristo e Maria. Que é preciso vencer o pensamento mecanicista, do homem massa, que está disseminado na sociedade. E, para isso, o caminho é vivenciar a pedagogia da vinculação, apresentada pelo Pe. José Kentenich.
A Ir. Adriane Maria também motivou a buscar encontrar-se com Cristo por meio de Maria: “Ela nos conduz a uma profunda vinculação a Cristo. Forma Cristo em nós”.
Benção do Santíssimo
A parte da manhã foi encerrada com um momento especial de adoração ao Santíssimo Sacramento e a bênção, presidida pelo Pe. José Genildo Bezerra.
Sessão Cinema e Notícias do Tabor
Na parte da tarde, após o almoço, a Família de Schoenstatt participou de uma sessão de cinema com a exibição do documentário sobre a vida do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich: “Alguém deve ir à frente”.
Em um breve momento foi passado algumas notícias sobre o Santuário e suas atividades. O CEI Semente de Vida apresentou o projeto para o ano e a expectativa de desenvolvimento com o apoio de toda Família de Schoenstatt e voluntários. O planejamento do ano foi apresentado, pedindo que se atentem às datas importantes do Santuário para que, como famílias, estejam sempre presentes e vinculados ao Santuário. Também foram apresentadas as propostas de obras do Santuário e as formas de arrecadação de verbas para a execução das mesmas.
Este Encontro é um momento importante para que a Família de Schoenstatt se reúna, tome conhecimento das correntes de espiritualidade do ano e os acontecimentos do Santuário. O casal Wanda e Manoel Varela, presidentes do Conselho da Família de Schoenstatt do Tabor da Liberdade, comenta sobre este dia: “A alegria do encontro estava visível no rosto de todas as pessoas que estiveram no Santuário neste domingo. A programação levou as pessoas a um anseio para um novo início no Espírito Santo. Foi um dia de muitas bênçãos para toda a Família do Santuário Tabor da Liberdade”.
Santa Missa
Para encerrar este dia de bênção, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. José Genildo. Em sua homilia ele destacou a importância de Encontros como este, para se buscar a espiritualidade do Movimento. “O carisma deve permanecer, mas o carisma depende da espiritualidade (…). Por isso, estes Encontros de Espiritualidade, de rever as raízes, quais sãos as propostas que mantemos firmes, são muito importantes”.
Ao final da celebração todos foram convidados a se consagrarem a Nossa Senhora, Mãe, Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável, e com a sua bênção foram enviados para casa, com as energias renovadas para vivenciar o Ano como Família de Schoenstatt.