“Com Maria, cheios de alegre esperança, certos da vitória, rumo ao tempo novíssimo!” [1]
Ir. M. Clades Schwengber – No dia 15 de fevereiro de 2020, os diversos ramos, comunidades e apostolados do Movimento Apostólico de Schoenstatt de Brasília/DF reuniram-se para iniciar as atividades. O tema central do dia estava relacionado com a construção de uma nova terra mariana. A abertura do ano aconteceu junto ao Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Santuário Tabor da Esperança.
Após o momento de espiritualidade, orações e bênção do Santíssimo Sacramento, houve a dinâmica dos “jardineiros” preocupados com o cultivo da terra. Situados nos desafios do tempo e problemas da atualidade, eles procuravam encontrar respostas e soluções.
Em seguida, todos os dirigentes relataram um pouco do que vivenciaram e realizaram em suas ações apostólicas ou projetos sociais, como frutos colhidos no espírito da terra mariana. Em vários lugares e situações – no Santuário Tabor da Esperança, no seio das famílias, nos grupos – Schoenstatt se mostrou em saída.
Outro momento significativo do encontro foi a visita de vários grupos do Movimento às áreas geográficas do Santuário (jardim e plantas). Mas, para quê? Cada grupo foi motivado a “adotar” uma árvore (Mogno, Alameda de Ipês, Palmeira real, Bouganville) com o objetivo e compromisso de cuidar e cultivar do meio ambiente, garantindo, para as próximas gerações, mais vegetação, sombra e natureza. O intuito, com isso, é que todos sintam o mesmo espírito: “Aqui é bom estar, no Tabor da Esperança”.
A palestra principal da tarde foi a transmissão do Congresso de Outubro do Regional Sudeste. Os participantes e representantes de Brasília partilharam o conteúdo central: “Cristo Tabor, forma e norma da nova terra mariana!”
“Schoenstatt é um instrumento nas mãos da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Um instrumento perfeito e escolhido de maneira especial para a renovação do mundo em Cristo e Maria. Uma renovação que se realiza a partir de nosso Santuário, para a glória do Pai” [2]. Esta frase, do Pe. José Kentenich, resume o conteúdo da palestra e impulsiona a Família de Schoenstatt de Brasília para um novo ano.
A partir do conteúdo da palestra, foram desenvolvidas as atividades em grupos para a reflexão e renovação dos propósitos a serem vividos e testemunhados neste ano de 2020:
– O que significa o Cristo do Tabor na sua vida? Como aprofundar a Aliança com Cristo? Quais os meios para crescer na vinculação a Cristo no Santuário Tabor da Esperança?
Reinava uma atmosfera de esperança e alegria, no qual todos os Ramos, juntos como uma só Família, se preparavam para as comemorações dos 20 anos do Santuário. Com renovado ardor pela missão, desejam colaborar com a Igreja sendo, pela cultura da Aliança de Amor com Maria, protagonistas de uma nova sociedade.
Dentre as propostas para este ano, a Família de Schoenstatt em Brasília quer intensificar as celebrações do dia 18 de cada mês, que é dia de renovação da Aliança de Amor; também aprofundar o vínculo físico ou espiritual com o Santuário. Outro esforço é para participar das vigílias eucarísticas e crescer no vínculo pessoal com o Cristo Tabor, vitalizando Jesus na vida pessoal, comunitária e no mundo, tornando-o presente pela palavra, sacramentos e por atitudes de coerência de cristão schoenstattiano.
[1] Pe. José Kentenich. Mensagem de saudação à Família de Schoenstatt para o Dia dos Católicos em Essen, 07.09.1968
[2] Kentenich reader, vol 2. Estudar o Fundador. Palestra Ir. M. Diná Batista de Sousa, Congresso de Outubro 2019, Regional Sudeste.