Aquidaban e São Miguel do Cambuí, distritos de Marialva/PR, receberam pela segunda vez as Missões Familiares
Mariane Teles – O ideal Tabor e o exemplo do Servo de Deus João Luiz Pozzobon foram escolhidos este ano para dar luz ao lema “Família Peregrina, Tabor nossa missão!”, que moveu a Família de Schoenstatt de Maringá/PR para a realização das Missões Familiares, ocorrida entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2020.
Pelo segundo ano consecutivo, Aquidaban e São Miguel do Cambuí, distritos de Marialva/PR, receberam carinhosamente os 43 missionários, juntamente com as Irmãs assessoras, Ir. M. Jacinta Donati e Ir. M. Elaine Ferreira de Melo, para continuarem a missão que Pozzobon iniciou: levar a Mãe Peregrina aos lares das famílias.
Enviados na missa de abertura, celebrada no local do Futuro Santuário Filial de Schoenstatt na sexta-feira, dia 21, os missionários viajaram até as duas comunidades, que se transformaram em morada de jovens e famílias pelos quatro dias seguintes.
O sábado, domingo e segunda-feira foram dias de sair em missão. Tanto no período da manhã, quanto à tarde, os missionários, impulsionados pelo Espírito Santo, foram em busca de levar a mensagem do querigma (o primeiro anúncio da Palavra) nas casas visitadas. Nesses dias, também houve oficina para as crianças, pelas quais, com brincadeiras e dinâmicas, elas puderam conheceram melhor a Mãe de Deus e o menino Jesus.
No domingo à noite, dia 23, as duas comunidades tiveram uma atividade especial: um convite para participarem do terço luminoso, que aconteceu depois da celebração da Santa Missa. Iluminados por suas velas, os moradores saíram pelas ruas para rezarem os cinco mistérios, cada um trazendo uma mensagem para ser refletida.
Por ser o último ano de missão nos distritos de Marialva, as missas de segunda-feira foram marcadas por dois presentes especiais entregues às comunidades. São Miguel do Cambuí recebeu uma coroa para a imagem da Mãe e Rainha que havia na capela, já a Paróquia Bom Jesus, em Aquidaban, por ter já uma imagem coroada, recebeu de presente dos missionários o cetro para a Mãe de Deus.
Logo em seguida, todos os participantes se reuniram para o jantar missionário. A comunidade de Cambuí foi até a de Aquidaban para rever os amigos de missão, que alegremente trocaram presentes feitos espiritualmente entre as famílias.
No último dia, após feitas as avaliações e organizações dos locais, os missionários participaram da missa de encerramento presidida pelo Pe. Roberto Aparecido de Sousa, pároco de Aquidaban. Muitas despedidas marcaram o momento, mas o sorriso no rosto de todos os missionários e das pessoas que estavam presentes foi o destaque. Ali, houve-se a certeza que a Mãe de Deus atuou em cada encontro, fortalecendo todos os que buscaram sair em missão para cumprirem com êxito sua tarefa.
Thiago Kinnippeberg, Jumas de Maringá, missionou na comunidade São Miguel e salienta: “Participar das Missões Familiares em Aquidaban e, principalmente, em São Miguel do Cambuí, foi uma vivência incrível e maravilhosa. Como é bom não só poder se aproximar mais de Deus, por intercessão da Mãe, mas também poder levar a sua palavra, o seu conforto, carinho, alegria e principalmente a fé para as pessoas que tanto precisam. Espero ter contribuído muito na vida de todas as pessoas que pudemos visitar e também em toda a comunidade, da mesma forma que eles contribuíram tanto na nossa”.