Abre-se o ano em Santa Maria/RS
Ana Paula Dal Pozzolo – A Família de Schoenstatt de Santa Maria/RS reuniu-se em 29 de fevereiro, primeiro sábado da Quaresma, junto ao Santuário Tabor, para dar início às atividades dos ramos em 2020. Neste ‘Ano João Pozzobon’, o Movimento se dedica a aprofundar o conhecimento sobre o legado de vida e fé deste homem que iniciou a Campanha da Mãe Peregrina, tendo percorrido 140.000 km a pé com a imagem da Mãe e Rainha nos seus ombros, para levar o evangelho às pessoas.
Conselho diocesano sob nova presidência
Na abertura do encontro, o Diretor na Central Nacional do Regional Sul, o Pe. Clodoaldo Kamimura, fez um especial agradecimento ao casal Carolina Flores e Gabriel Zanella, que presidiram o Conselho Diocesano de Schoenstatt pelos últimos quatro anos. E apresentou a nova presidente para o período de dois anos, a integrante da Liga de Mães, Sandra Forgiarini.
A vida do “pobre peregrino do Santuário”
Um vídeo sobre o ‘homenageado do ano’, com o título de “João Luiz Pozzobon – o pobre peregrino do Santuário”, contendo uma série de depoimentos de pessoas que conviveram com Sr. João Pozzobon, deu continuidade ao encontro.
O público ficou emocionado ao ouvir testemunhos daqueles que sentiram a força da fé que havia no coração, no pensamento e nas ações do Sr. João. Durante o ano dedicado a ele, os ramos poderão aprofundar mais os aspectos da vida deste que poderá ser declarado santo pela Igreja, conforme o andamento do processo em análise no Vaticano.
“Anote tudo o que ele te disser”
Logo depois do vídeo, o testemunho de Denise Moro revelou aspectos bastante práticos da vida do Sr. João. Denise, ainda muito jovem, em seu tempo de universitária e integrante da Juventude Feminina de Schoenstatt, foi convidada pelos Padres de Schoenstatt da época para ajudar o Sr. João, organizando seus papéis e documentos. Pe. Esteban Uriburu (primeiro biógrafo de João Pozzobon), lhe disse: “Anote tudo o que João Pozzobon lhe disser”, o que ela fez com afinco, de modo a guardar os registros cotidianos em um momento de vida em que ele já estava com idade avançada e com a saúde mais frágil.
A riqueza de detalhes e a emoção contida nos relatos que Denise apresentou mostram a grandiosidade deste homem que viveu a santidade em cada minuto de seus dias dedicados à vida de peregrino da Mãe e Rainha e sua forte vinculação à Deus.
Santa Missa – a importância da obediência
Às 18 horas, na Capela Tabor, os participantes do Encontro Diocesano se reuniram com a comunidade para a Santa Missa, presidida pelo Pe. Clodoaldo Kamimura, na Capela Tabor.
Leituras e homilia deste primeiro final de semana da Quaresma orientaram para a importância da obediência. Ser obediente, exercitar a obediência no dia a dia de modo a realizar os desígnios e a vontade de Deus. E, ainda, de modo a viver o real significado da palavra “ser”, porque ser é diferente de estar ou de ter (ser feliz, ser bondoso, ser paciente – são diferentes de ter felicidade, estar bondoso, ter paciência)
Integração e confraternização
Ao final do Encontro Diocesano, a família se reuniu para integração e confraternização. Muitos comentários emocionados sobre a riqueza da vida do Sr. João Pozzobon, tanto por aqueles que tinham um primeiro contato com sua vida, como por outros tantos que tiveram a alegria de conviver com ele.
Em 2020 o desejo da Família de Schoenstatt de Santa Maria é que a Mãe e Peregrina interceda a Cristo pelos seus filhos, pelo Movimento de Schoenstatt, pelas vocações e para que o mundo possa experimentar a importância da obediência e da fé profunda em Deus e em Maria.
Fotos: Azânia Valmerate / Ir. M. Rosequiel Fávero
Você encontro mais notícias de Santa Maria no site: santuariotabor.org.br