Ir. M. Denise Ternes é empossada na Comissão
Ir. M. Rosequiel Fávero – A Arquidiocese de Porto Alegre/RS fundou recentemente uma Comissão Arquidiocesana Especial de Promoção e Tutela de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis e deu posse aos seus membros na Cúria Metropolitana. Esta é a primeira diocese brasileira com tal iniciativa. Os membros foram empossados na Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro de 2020, e dentre eles está a Ir. M. Denise Mendes Ternes, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt.
A iniciativa da Arquidiocese de Porto Alegre é pioneira no país. Ela nasce do pedido do Papa Francisco para que todas as Dioceses colaborem de forma efetiva no combate ao abuso de poder, consciência e sexual de menores e vulneráveis.
Ir. M. Denise foi empossada nesta comissão como secretária e psicóloga, também, a seu modo, representa o empenho de Schoenstatt pela Igreja.
Dom Jaime Spengler explicou que a Arquidiocese de Porto Alegre vive um momento único respondendo ao apelo do Santo Padre, o Papa Francisco, na Carta Apostólica sob forma de Motu proprio “Vos estis lux mundi” (Vós sois a luz do mundo), de 7 de maio de 2019. Ela contém as novas medidas que todas as dioceses do mundo devem adotar para prevenir e combater os abusos sexuais, de consciência e de autoridade cometidos por membros da Igreja contra menores de idade e pessoas vulneráveis. O trabalho em equipe, junto à Cúria Metropolitana, foi iniciado em agosto de 2019.
“A confiança nas autoridades em geral e dos responsáveis pela Igreja, está abalada”, comenta Ir. M. Denise, “de forma especial, devido aos abusos por parte daqueles que deviam proteger os mais frágeis e indefesos. E isto nos assusta, mas [também] nos interpela a darmos uma resposta. Houve um tempo em que a Igreja da Europa também sofreu com escândalos semelhantes. Na época, nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich, já dizia que o importante é formar o homem todo, o homem enraizado no sobrenatural. Nós cremos que, também hoje, esta é a resposta: renovação da Igreja, renovação do mundo! E sabemos que, para isso, é preciso renovar o ser humano. Por isto, a educação ao espírito nobre, aos valores que formam a personalidade autêntica, veraz, capaz de influenciar a sociedade com seus princípios claros e íntegros! É preciso rever a postura profissional, a postura religiosa, a postura social…. É preciso devolver ao mundo o essencial que é uma vida digna, honesta, nobre, pura e religiosa. E nós somos todos chamados a isto”.
A Comissão será composta por Dom Jaime Spengler (arcebispo metropolitano), Pe. Fabiano Schwanck Colares (coordenador), Pe. Carlos José Monteiro Steffen (presidente, mestre em Direito Canônico e Doutor em Teologia, Vigário Judicial), Ir. M. Denise Mendes Ternes (secretária, psicóloga), Dra. Maria Regina Fay de Azambuja (procuradora de justiça e professora da PUC-RS), Dra. Daniela Moraes Weiler Bertoldo (delegada da Polícia Federal), Dra. Marys Eliane Rezende (advogada e assistente social), Dra. Berenice Rheinheimer (médica psiquiatra infantil), Dra. Shana Luft Hartz (departamento de vulneráveis da Polícia Civil), professora Ana Cristina Marson (psicopedagoga e orientadora educacional), professora Claudia Tavares (psicopedagoga) e Dr. Draiton Gonzaga de Souza (decano da Escola de Humanidades da PUC-RS e professor de Direito).
Informações sobre a comissão no site da Arquidiocese de Porto Alegre
Fotos: Marcia Kazumi