“… e por ela minha entrega será total”
Ir. M. Rosequiel Fávero – “Entendi a missão, entendi a missão…”. Essa frase ecoou inúmeras vezes no Centro Mariano e junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, no final de semana de 7 e 8 de março de 2020. Eram mais de 100 vozes de coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt do Rio Grande do Sul, que se encontraram para sua jornada anual de formação.
O Ano João Pozzobon foi a ‘gasolina’ que incendiou o coração de todos os representantes de nove dioceses gaúchas e também da diocese catarinense de Chapecó, que é atendida a partir do Santuário de Schoenstatt em Frederico Westphalen/RS.
O sábado foi dedicado inteiro à formação, começando com o Pe. Rodrigo Cabrera (do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt), que trouxe um resumo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com seus quatro pilares: pão, palavra, caridade e missão. Ir. M. Neiva Pavlak, assessora da Campanha da Mãe Peregrina na arquidiocese de Porto Alegre, trouxe uma reflexão sobre João Luiz Pozzobon à luz do tema “Entendi a missão e por ela a minha entrega foi total”.
Denise Moro, que na sua juventude ajudou João Pozzobon nos seus últimos anos de vida como sua ‘secretária’, encantou a todos com relatos que evidenciavam a singeleza, a nobreza da personalidade do iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, além do seu amor e entrega à Mãe de Deus. “Foi possível experimentar a presença do ‘Sr. João’”, relatou uma das participantes.
Com rosas, a exemplo de João Pozzobon, todos peregrinaram ao Santuário, para encerrar as atividades do dia. Cada um, com calma e devoção, fez a sua entrega pessoal à Rainha da Filialidade Heroica, colocando em suas mãos maternais a própria vida, família, apostolado…
Rosas para a Mãe
Com o sol radiante do final de verão gaúcho, já bem cedo, os coordenadores se colocaram na Capela Tabor, para participar da Santa Missa, às 7 horas, com as Irmãs de Maria. Pe. Vandemir Meister, vice postulador da Causa de Beatificação de João Pozzobon, presidiu a celebração. Na sua homilia, incentivou os coordenadores a se dedicarem à missão.
Depois de uma manhã em que os coordenadores se encontraram por diocese para aplicar o que foi aprendido no dia anterior e dialogar sobre as atividades planejadas para 2020, o grupo se reencontrou para encerrar a jornada junto “dela”: a Peregrina Original. Renovando sua entrega à Mãe de Deus, repetiram o “sim” ao compromisso de coordenador da Campanha da Mãe Peregrina. E a Mãe de Deus retribuiu o presente da noite anterior, “devolvendo” as rosas recebidas, como presente especialmente às mulheres pelo seu dia.
Com uma bagagem pesada com os materiais preparados para as atividades de 2020, e também com o espírito vibrando pela missão, os coordenadores se despediram da Mãe e Rainha no Santuário Tabor e partiram para suas paróquias e dioceses na mesma melodia com que começaram: “Entendi a missão, entendi a missão…”
Fotos: Ir. M. Rosequiel Fávero