35 cavaleiros diante da Rainha
Karen Bueno – O som do berrante anuncia: aproxima-se a comitiva. Um corredor de cavalos e cavaleiros formam duas filas, abrindo espaço para ela, a Mãe e Rainha, passar entre todos. O sino do Santuário transparece a alegria da chegada e a emoção por estar na casa da Mãe. Assim, mais uma etapa de peregrinação é concluída.
O Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em Jacarezinho/PR, acolheu no domingo, 8 de março de 2020, a primeira “Romaria Tropeira” pela chamada “Rota do Rosário”. A cavalgada saiu do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul/PR, no dia 11 de janeiro, e deve percorrer um trajeto com mais de 600 km, passando por 17 cidades e Santuários do Paraná.
Os cavaleiros levam consigo as imagens próprias de devoção: Nossa Senhora das Brotas e São João Batista. A peregrinação a cavalo acontece aos finais de semana; o grupo segue para as cidades elencadas no roteiro e deixam ali as duas imagens. Durante toda a semana, a comunidade que está recebendo a Romaria Tropeira, que é a “anfitriã”, realiza atividades.
A passagem pelo Santuário de Schoenstatt
O Santuário de Schoenstatt, em Jacarezinho, está numa semana movimentada com a Romaria. Do domingo, dia 8, até o dia 15 serão diversas atividades, como terços, adoração, missas, vivências.
Segundo o Pe. Luiz Fernando de Lima, um dos responsáveis pela Romaria Tropeira, “o Santuário é, por sua natureza, um lugar de graças… Todos nós que estivemos domingo passado no Santuário da Mãe e Rainha, aqui em Jacarezinho, pudemos sentir como a Mãe cuida mesmo de nós. Num curto espaço de trajeto da romaria pude ouvir, dos tropeiros, relatos de muitas graças alcançadas. O Santuário foi o local do agradecimento”.
Ele também comenta sobre as imagens que acompanham o grupo: “Para o Santuário, receber as imagens tropeiras e ficar com elas por uma semana significou a possibilidade de promover uma semana de intensa atividade evangelizadora, alcançando, acima de tudo, pessoas que talvez, sem essa motivação, não teriam contato com o Santuário e tudo que ele representa”.
A bênção de envio dos cavaleiros será no dia 15 (próximo domingo), às 8 horas. De lá eles partem para o Santuário São Vicente Pallotti, em Ribeirão Claro/PR. Para saber mais acesse: rotadorosario.org