Começa o ano para o Movimento na capital da Bahia
Maria Luísa Santos de Jesus / Ir. M. Rosequiel Fávero – A Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Salvador/BA se reuniu, à sombra do Santuário Tabor Matris Salvatoris, para participar da Jornada da Família, que marcou a abertura das atividades de 2020.
O encontro aconteceu no domingo, dia 8 de março de 2020, e estavam presentes integrantes de vários ramos, comunidades e apostolados do Movimento Apostólico de Schoenstatt de Salvador: Liga de Famílias, Liga de Mães, Campanha da Mãe Peregrina, Guardas do Santuário, Terço dos Homens Mãe e Rainha, Juventude Feminina, Liga Feminina e Irmãs de Maria.
Os temas abordados nesse encontro foram baseados nas palestras e atividades do Congresso de Outubro do regional Nordeste, realizado em outubro de 2019 na cidade de Garanhuns/PE.
Na abertura dos trabalhos do dia, Maria Theodora Santos Silva e a Ir. M. Margarida dos Santos apresentaram o lema do ano “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova Terra Mariana” e fizeram a introdução ao Ano João Pozzobon, o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina. O lema “Entendi a missão e por ele minha entrega foi total”, do Ano Pozzobon, foi aprofundado para que gerasse frutos de inspiração e ação.
O primeiro tema do dia “Cristo vive na nova Terra Mariana”, desenvolvido pelo casal Sandra e Hilmar Mendes, apontou para a missão Mariana de Schoenstatt que mostra “Nossa Senhora unida profundamente a Cristo, numa união a dois, com sua missão específica, a partir dos Santuários, para o nosso tempo”.
Ainda no período da manhã houve a apresentação de um painel sob o lema ‘Cristo Vive’, dividido em três temas: “Cristo vive em Terra Mariana”, apresentado por Maria Luísa Santos de Jesus; a Exortação Apostólica do Papa Francisco aos Jovens – “Cristo vive”, por Elson Rildo Bahiense Guimarães; e ‘Cristo vive na Filialidade Heroica’, apresentado por Ana Conceição Barbuda.
Uma manhã rica em temas foi concluída por um trabalho por Ramos, dialogando e assumindo compromisso de ações para o ano em curso.
Entendi a missão
No período da tarde, os participantes se reuniram para a adoração ao Santíssimo, seguida de uma vivência sobre o Ano João Pozzobon.
Antes da Missa de encerramento, num ‘momento família’, foram passadas algumas informações sobre as atividades junto Santuário, bem como todo itinerário da agenda anual do Santuário da Mãe e Rainha em Salvador. Vale salientar a importância desse encontro, onde membros da Família de Schoenstatt obtiveram conhecimento das correntes de espiritualidade do ano e das atividades e acontecimentos do Movimento.
O dia foi encerrado com a participação na Santa Missa, às 16 horas, na qual todos os participantes receberam do presidente da celebração, Pe. Fabrício Prado, a benção de envio, para continuar a missão e, com as energias renovadas, foram consagrados à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Em todos havia a certeza de que foi um dia de muita entrega, aprendizado, oração e compromisso com a missão.
Fotos: Família de Schoenstatt de Salvador