Renovação “virtual” da Aliança de Amor
Karen Bueno – A criatividade, a união e a solidariedade mostraram que é possível “receber” centenas de pessoas no Santuário de Schoenstatt, de uma só vez, para renovar a Aliança de Amor. É isso que revela o dia 18 de março de 2020 para a Família de Schoenstatt da Itália – e com a participação de diversos países.
A quarentena imposta pelo coronavírus fez todos se unirem no ambiente virtual para visitar a “Madonna” e renovar a Aliança. De vários cantos da Itália chegaram fotos dos membros do Movimento e também suas contribuições ao Capital de Graças. As fotos foram impressas e colocadas sobre a parede do Santuário Matri Ecclesiae, no Centro Internacional de Schoenstatt Roma-Belmonte.
Um pequeno grupo de voluntários, as Irmãs de Maria e o reitor do Centro Internacional, Pe. Marcelo Cervi, organizaram a Santa Missa e o Terço em quatro idiomas (italiano, português, espanhol e alemão). Enquanto a missa era transmitida, às 13 horas no horário brasileiro, centenas de pessoas acompanhavam e comentavam pelas redes sociais.
“«A mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus». Com essa expressão – uma das mais conhecidas do Pe. Kentenich – o nosso Fundador expressava a vocação do Movimento de Schoenstatt, exortando a cumprir a nossa missão evangelizadora sem perder de vista as situações socioculturais do momento. Neste período particular e dramático para a Itália e para outros países, esta frase do Pe. Kentenich é particularmente importante, já que somos obrigados a ficar fisicamente distantes uns dos outros. Não podemos desanimar e necessitamos cultivar a fé com os instrumentos disponíveis: o Santuário Lar – lugar privilegiado para o diálogo com a Mãe e Rainha na vida cotidiana – e a tecnologia, que oferece a oportunidade de acompanhar a distância a Santa Missa”, diziam os participantes no rito de renovação da Aliança.
No final da celebração, Pe. Marcelo dedicou uma mensagem especial aos brasileiros, que – diz ele – começam a enfrentar aquilo que nós, na Itália, já enfrentam há algum tempo. Com estas palavras ele anima o povo brasileiro: “Nós estamos unidos na oração, na fé em Deus. A situação não é simples, mas com a graça de Deus podemos enfrentar. Nossa Senhora nos ajuda, na Aliança, a atravessar tudo de cabeça erguida”.
Abaixo, pelo vídeo, você pode acompanhar a missa transmitida direto do Santuário de Belmonte e seguir rezando por todos os que mais necessitam:
Fotos: Ir. M. Julia de Almeida