“Entendi a missão a missão e por ela minha entrega foi total”
Marcia Kazumi – A Família de Schoenstatt de Porto Alegre/RS reuniu-se neste sábado, dia 14 de março de 2020, para a abertura das atividades do ano. O encontro aconteceu junto ao Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae e o início se deu com a celebração da Santa Missa, às 15 horas, presidida pelo Pe. Heitor Morschel, da União de Sacerdotes de Schoenstatt e presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre.
Após a Santa Missa, Ir. M. Neiva Pavlak expôs as correntes de vida que a Família de Schoenstatt tem para este ano de 2020: O Ano João Pozzobon, com o lema: “Entendi a Missão e por ela a minha entrega foi total” norteará a formação de todos os Ramos; os 100 anos das primeiras mulheres no Movimento de Schoenstatt e da fundação da Liga Apostólica, também o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado em Olinda-Recife/PE.
Na sequência, uma vivência sobre o Ano João Pozzobon introduziu a todos na vida heroica de João Pozzobon, iniciador da Campanha da Mãe Peregrina. Este momento celebrativo contou com a participação das crianças, da juventude e das famílias do Movimento de Schoenstatt, que levaram símbolos ligados ao Sr. João Pozzobon: a Mãe Peregrina Auxiliar, um ramalhete de rosas e o Terço.
Descontração e motivo de grande alegria foi a participação de todos no ‘zoológico espiritual”, escrito pelo Sr. João. Cada participante recebeu um cartão com a gravura de um animal e uma frase ligada a um sentido espiritual que Pozzobon dava àquele animal, enquanto fazia suas caminhadas com a Mãe Peregrina em contato com a natureza, unindo o natural com o sobrenatural.
A sessão de filmes ficou por conta do documentário “João Pozzobon, o pobre peregrino do Santuário”, que contou a trajetória da vida deste Servo de Deus, sua missão santificadora junto às famílias e testemunhos inéditos que emocionaram os presentes. Um clip especial sobre o Ano das Mulheres em Schoenstatt salientou o centenário da presença feminina no Movimento Apostólico.
Ir. Maria Aparecida Gehm, ao término do documentário sobre João Pozzobon, questionou: “Alguma dúvida de que este homem é santo?”. E a resposta foi um unânime: Não!
Nesta ocasião foi apresentada uma imagem da Mãe Peregrina das famílias, uma relíquia abençoada e enviada, em 1 de novembro de 1980, por João Pozzobon e presenteada à Família de Schoenstatt de Porto Alegre – trata-se da Peregrina nº 1.972.
Ir. M. Denise Mendes Ternes, a pedido da Família de Schoenstatt, falou brevemente sobre a sua missão junto à Arquidiocese de Porto Alegre, na qual integra a Comissão Arquidiocesana Especial de Promoção e Tutela de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis. Também foi apresentada a Ir. M. Flávia Atarão, nova assessora da Liga de Mães e dos Guardas do Santuário na Arquidiocese.
Devido ao alerta sobre os cuidados preventivos de proteção contra o coronavírus, houve poucos participantes, mas foi uma tarde especial para a Família de Schoenstatt. O testemunho de fé, de serviço filial e heroico à Mãe de Deus e à Igreja do Servo de Deus João Pozzobon levou muitos a uma reflexão sobre a própria missão no Movimento de Schoenstatt em Porto Alegre.
Fotos: Marcia Kazumi