Nunca estivemos tão iguais, como humanidade!
Ir. M. Nilza P. da Silva – Quando chega a quaresma, muitos grupos se reúnem para retiros, a fim de preparar melhor o coração para vivenciar com Jesus a renovação do mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Alguns pregadores são famosos e rapidamente se encerra a inscrição, pois todos querem ouvi-los. Imagine você se o pregador fosse o próprio Deus e se não houvesse limites de inscrições! É isso que está acontecendo com a pandemia do coronavírus.
Desde o dia 31 de dezembro de 2019, quando, pela primeira vez, as autoridades chinesas alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o surgimento do coronavírus, Deus está pregando um retiro para a humanidade. O número de participantes cresce cada dia mais, nunca estivemos tão iguais, como humanidade, todos sob a mesma ameaça e vivenciando a mesma pequenez. Só Deus é grande.
Como você está participando desse retiro?
Há alguns que vão para os retiros só para ouvir novidades, sentem-se muito importantes porque sabem algo que outros não sabem e fica só nisso, porque a mensagem não lhes atinge o coração. Há aqueles que estão ali só de corpo presente: não seguem as instruções, não se recolhem em silêncio, não param para refletir e rezar. Eles estão de forma errada no lugar certo. Tem muitas formas de se participar de um retiro, algumas delas atrapalham os participantes e não acrescentam nada na vida. Quem é você nesse retiro pregado por Deus? Como você quer participar desse retiro pregado por Ele?
Nesse retiro de quaresma, que dura bem mais do que 40 dias, o bom Deus nos dá muitas mensagens. Vamos silenciar o coração para ouvir e deixar que essa mensagem se decante em nossas reflexões e desçam a profundidade do coração, para se tornar ações em nossa vida. Então, a celebração da Páscoa, da vida nova em Cristo, para toda a humanidade, será um fato que os historiadores irão registrar como um abençoado recomeço para a história da redenção.
Damos início a algumas reflexões, que você pode continuar a aprofundar na oração e depois compartilhar nas conversas, porque afinal, quem ainda não se cansou de tantas informações pessimistas? Pensemos por exemplo:
Nunca a humanidade esteve tão igual
É verdade que há diferenças de recursos, mas, quem está 100% livre de ser infectado? Quem sabe como seu organismo vai reagir ao Covid-19? Não há diferenças de raça, idade, posição social, religião, cultura. Como humanidade todos estamos na mesma situação de perigo, de vivência do quanto somos frágeis e limitados. Nesse retiro estão em patamar de igualdade as diferentes correntes ideológicas, os países considerados mais desenvolvidos cientifica e economicamente estão sob a mesma ameaça que os considerados subdesenvolvidos, a qualidade de acesso a internet e o grau das pesquisas digitais se inclinam e todos querem se proteger, os exércitos mundiais mais poderosos são atacados por um vírus que não se transmite por mísseis e nem por voos não guiados, mas, de pessoa a pessoa. Só Deus é grande e precisamos nos inclinar diante dele!
Palavras do Pe. Kentenich: “Deus é o Deus da vida. Onde Ele permite que algo se rompa e se despedace, onde permite que algo pereça e morra, é porque aí quer criar nova vida. Assim, a semente deve antes morrer para produzir muitos frutos. Apliquemos este critério à época atual: constatemos os terríveis escombros, as tremendas devastações com que nos defrontamos, a toda hora, na ordem física, moral e espiritual. Suspendamos a respiração. ‘Transitus Domini est’. O que Ele quer formar novamente das catástrofes e ruínas deve ser um mundo maravilhoso, deve ser uma ordem admirável” (1949)¹.
Pelo contato pessoal se atinge o mundo
Qual estrategista de marketing aconselharia abranger o mundo com uma mensagem sem usar as redes sociais? Nenhum deles. No entanto, Deus nos mostra que o que se transmite de modo pessoal alcança o mundo inteiro, de modo muito rápido. A ciência diz que para cada pessoa confirmada estar com o coronavírus, se pode contar que mais 15 foram infectadas. Imagine isso: A cada pessoa que ama, pelos menos mais 15 são influenciadas por esse amor. Portanto, fortalecer os vínculos pessoais é colaborar para que o amor abrace o mundo. Pe. Kentenich explica: “Necessitamos empenhar-nos a fim de nos vincularmos pelos laços do amor, pessoa com pessoa, membro para com membro. A Aliança de Amor com a Mãe de Deus tem de se tornar, sempre mais, em nossas fileiras, Aliança de Amor com o Deus Trino, Aliança de Amor entre nós, Aliança de Amor com todos os homens do mundo.”²
Fique em casa e cuide de sua família
Essa mensagem tem sido um apelo de Deus e da sociedade, durante o nosso retiro: A saúde do mundo depende de sua célula principal: a família. Que lindo se essa mensagem continuar viva também após a pandemia ter sido vencida, pois, “Se quisermos contribuir para a edificação do Estado, devemos cuidar, antes de tudo, que a célula fundamental seja sadia. Se quisermos educar cidadão sadios e vitoriosos para o Estado, devemos cuidar que essas virtudes sejam cultivadas e garantidas no pequeno círculo da família,”4 ensina o Pe. Kentenich.
A família é Igreja viva
Fecham-se as portas de nossos templos, mas a Igreja permanece aberta e viva, porque seus membros vivem e cada família é um Santuário. Deus repete o que Pe. Kentenich escreveu para as famílias, que devemos cultivar “ilhas santas de famílias schoenstattianas, que se vão unindo cada vez mais umas às outras até formar uma obra de famílias comum… nos unimos e imploramos com grande fervor um novo e eficiente milagre de transformação.” 5
Uma rede de Santuário
Do Santuário, a Mãe de Deus abraça o mundo enfermo. Se não podemos nos dirigir fisicamente a um Santuário, por meio de uma rede, o Santuário está dentro de nossa casa, a Mãe de Deus está bem junto de sua família. No Santuário Lar fazemos uma peregrinação espiritual e recebemos todas as graças que Deus distribui pelas mãos da Mãe. Por isso, Pe. Kentenich indica: “Levem a imagem de Maria e deem-lhe um lugar de honra nos vossos lares. Assim eles se converterão em pequenos santuários nos quais a imagem de graças mostrará o poder das suas graças, criando uma santa terra familiar e formando santos membros na família.”6 Quão atuais são as palavras do Pe. Kentenich, inspiradas por Deus: “À sombra do Santuário, serão decididos, por séculos, os destinos da Igreja e do mundo”.
A restauração do equilíbrio do mundo está nas suas mãos
Essa mensagem de Deus em nosso retiro mundial é muito clara: Só é possível transformar o mundo e torná-lo saudável se cada um cuidar de si mesmo. Isso não dispensa o cuidado pelos demais, mas, só pode realmente amar o próximo, quem ama a si, por isso o ensinamento: “Amar o próximo como a si mesmo” (Mt 22,39). Pe. Kentenich nos ensina que a renovação do mundo começa pela transformação do próprio coração. Mais do que antes, entendemos o que ele disse: “Em muitos lugares se espera do ‘homem novo’ a superação do caos da época.”³ Portanto, vamos aproveitar o retiro para conhecer melhor a nós mesmos e, com Maria, empenhar-nos pela transformação de nosso coração. Coloquemos tudo isso em suas mãos, como contribuição ao Capital de Graças, e assim colaboramos para que o mundo se renove.
Partilhe conosco
Prezado leitor, estas são apenas algumas das mensagens desse grande retiro quaresmal que Deus prega para a humanidade. O que ele tem lhe falado? Faça silêncio, reze, medite e partilhe conosco o aprofundamento de um dos temas citados aqui, ou as suas reflexões desse grande retiro pregado por Deus. Envie-nos: imprensa1810@gmail.com
Vamos aprofundar juntos a grande pregação de Deus e acolher as bênçãos que esse tempo de recolhimento da humanidade nos oferece. Tudo vai passar e queremos “seguir em frente com esperança, que nunca decepciona” (Papa Francisco) Por isso, unidos na Aliança de Amor, seguimos “Com Maria, cheios de alegre esperança e certos da vitória, rumo ao novo tempo.” (Pe. Kentenich)
_____________________________
¹ Pe. José Kentenich: Uma vida pela Igreja, Engelbert Monnerjahn
² Schoenstatt e a Igreja. Pe. José Kentenich
³ Carta de outubro de 1948, Pe. José Kentenich
4 Pedagogia Mariana do Matrimônio, Pe. José Kentenich
5 Carta de Santa Maria, Pe. José Kentenich
6 Idem
Boa Noite!!!
Misericórdia de todos Nós!
Palavras sábias que confortam e alegram nosso coração.
Gratidão Senhor!
Gratidão Mãe!
Sou consagra.Pertenci ai movimento de Shöenstatt. Sigo os no face . Quero fazer o retiro.
Neste momento de recolhimento para nós e para o mundo, este retiro é um bálsamo para nossa alma. Amei! Obrigada e que Deus continue derramando abundantes bênçãos sobre todos nós. ?
Boa tarde!
Faço parte das liga da Mães de Schoenstatt. Como faço pra fazer parte desse retiro com vocês. Obrigada. Deus tenha misericórdia de nós, e nos abençoe.
Obrigado Irmã, obrigado Schoenstatt; profundo e providencial.
Ir.Nilza agradeço por este texto,com reflexãos edificantes , palavras animadoras com certeza quando tdo isso passar eu eu particularmente não serei a mesma pessoa . Quero crescer junto com os meus e com o próximo. Não será fácil mas creio tanto na bondade de Deus meu Pai misericordioso ,ele me conduzirá seguirei o caminho que ele traçar para mim. “Deus prega o retiro”, participo com Fé carinho e amor ?❤️