“Mãe, sem vacilar pronuncias teu Fiat e trazes Jesus sob o coração.” (Rumo ao Céu, 341)
Pe. Francisco José Lemes Gonçalves – Celebramos a Encarnação de Cristo, por obra do Espírito Santo, no ventre Imaculado de Maria Virgem, dentro do Mistério Quaresmal, em que Jesus se entrega ao Pai por nós na cruz. Neste Tempo Litúrgico celebrativo, nos preparamos para a Páscoa do Senhor: Qual será a relação deste Mistério da Encarnação?!
No silencio de Nazaré, a Virgem diz seu SIM.
Deus entra em nossa humanidade, assumindo-nos, inteiramente, com exceção do pecado. O “Novo Adão” começa sua obra de reconciliação com Deus, naquela que o bom Deus fez como “Nova Eva”, a Mãe dos Viventes. Aos pés da Cruz, ela dá à luz aos irmãos e irmãs de Jesus, por ele redimidos. O SIM de Maria se une ao SIM do Filho que se entregava ao Pai por nós e essa entrega foi livre!
Em Belém dava à luz ao Menino Deus feito homem sem dores. Mas, na Cruz o que não sentira no parto sentia ali em meio as dores do Filho. Maria faz esse itinerário, de Nazaré ao Calvário, que também é o caminho de cada um que abraça a fé em Jesus Cristo. Ela testemunha anuncia a Boa Nova ao mundo sedento da Palavra de Deus.
Somos amados por Deus
O mistério da Encarnação é a plenitude dos tempos, em que Deus vem e caminha com o ser humano, por ele criado a sua imagem e semelhança e desfigurado pelo pecado. Deus o quer novamente uma nova criatura. É maravilhoso: Deus aceita ser homem, uma de suas criaturas amadas, mesmo que o homem peca, nega e dá as costas para Deus. Ele vem do céu na humilde casinha da Virgem de Nazaré, qual um novo Jardim do Éden e quer reatar a Aliança quebrada.
Esta solenidade deve despertar em nós o quanto somos amados por Deus e acordar em nós a filialidade recebida no Batismo. Queremos recuperar as vestes batismais, que ao longo do tempo vai se manchando ou até é substituída por vestes mundanas. Ele, o Filho do Eterno pelo qual fomos criados, desvestiu-se de sua glória e vestiu-se de nossa humanidade.
Levamos Cristo ao mundo!
Nosso Santuário é essa Nazaré, onde nossa Mãe Três Vezes Admirável nos espera Ali, com Ela, somos convidados a também dizer nosso SIM. Junto do altar, ela nos oferece o “fruto bendito de seu ventre”. A exemplo de Maria, ouvindo o que seu Divino Filho nos fala, queremos acolhê-lo em nosso coração e levá-lo ao mundo. De seu Santuário, partiremos levando-O aos que estão na sombra da morte, para trazê-los à vida.