Domingo de Ramos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo
Pe. Francisco Lemes – Iniciamos a Semana Santa, bem diferente de outros anos. Com certeza, esta será a melhor de nossas vidas, pois dela nascerá algo novo que já sabíamos, mas fomos meio que perdendo o sentido: é a Páscoa do Senhor que vence a morte! Da cruz e faz brotar nova vida! O bom Deus espera que nós despertemos, para que as alegrias pascais sejam uma realidade para nós!
A celebração deste domingo começa com a saudação festiva, de ontem e de hoje, com ramos nas mãos, as pessoas acolhem aquele que é o “Bendito que vem em nome do Senhor… hosanas!” (Lc 19, 37) Jesus entra humilde em Jerusalém, montado num jumentinho. Como humilde viera ao mundo, envolto em faixas na noite de Belém. Como humilde foi todo seu ministério, não pertencia a casta elite sacerdotal de seu tempo. Ele é o “filho de carpinteiro”, “galileu”; “rei”, mas, não como o mundo concebe. Seu campo de reinado é o nosso coração.
Também hoje, gritamos: “Crucifica-o!” (Lc 23,21)
Quando ele nos incomoda, nos desinstala de nossas convenções, nos faz sair de nós mesmos para ir ao encontro do outro, quando sua Palavra bate de frente com nossa palavra e nos vemos pequenos, quando tudo nos incomoda gritamos: Crucifica-o! E, ele, aceita a cruz. Caminha a passos cambaleantes, se encontra com sua Mãe e com outros, aceita ajuda, cai sob o peso da cruz, deixa-se humilhar, quando o despem de suas vestes ensanguentas e, livremente, morre para nos dar vida. Das palmas a cruz é um itinerário que nos leva ao verdadeiro êxodo: da morte para a vida.
Neste ano não estaremos em nossas comunidades para essa celebração, estaremos em casa celebrando a Páscoa do Senhor. Reúna sua família, faça seus Ramos, eles serão abençoados pelos meios de comunicação, nas santas missas transmitidas pela internet e pelas TVs católicas.
Reverencie a cruz de Cristo, neste Domingo de Ramos e da Paixão, contemple-o, sinto o quanto ele te amou. Como corria pelas redes sociais, nesta semana: Você vale um Crucifixo!
Coloque seus ramos na porta de sua casa, como sinal de que sua casa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
Dos Santuários de Schoenstatt rezamos por você e sua família:
“Ó santa cruz, me prostro em tua frente,
Para entoar ardentes hinos de júbilo e gratidão,
Em ti, nosso Senhor consumou a Redenção
Que nos tornou filhos de Deus (…)
Schoenstatt permaneça um instrumento fiel
E vos inscreva unidos nos corações,
Para que o reino de satanás seja destruído
E, no Espírito Santo, seja dada maior glória ao Pai. Amém.” (Pe. Kentenich, Rumo ao Céu, 329,333)