Uma experiência marcante de peregrinação em época de isolamento
Ir. M. Ana Paula Ramos Hyppólito – Na cidade de Araraquara/SP existe um costume muito especial que se dá há 24 anos: a cada primeiro sábado do mês, pessoas da Paróquia do Carmo levantam bem cedinho e se reúnem antes das 5 horas para uma caminhada, saindo da paróquia em direção ao Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Morada da Alegria Vitoriosa. Atualmente, o objetivo da caminhada é oferecer reparação ao Imaculado Coração de Maria por todas as ofensas que recebe. Claro, além desse objetivo, cada pessoa coloca suas intenções particulares, suplicando graças por intercessão da Mãe de Deus.
A Sra. Carmem de Gouveia Benedetti conta como tudo começou: “Quando começamos, ainda não havia o Santuário e nem luz elétrica na estrada dos Machados, íamos com lanternas. Começamos na Quaresma de 1996. A princípio fomos todos os sábados daquela Quaresma, depois fomos a cada primeiro sábado do mês. Chegamos até 50 pessoas caminhando e, às vezes, apenas dez. Mas, mesmo debaixo de chuva, nunca desistimos, nunca cancelamos. Minha irmã, Teresinha, caminhou quase 15 anos consecutivos, sem perder nenhum primeiro sábado e faleceu, justamente, no primeiro sábado de novembro de 2010”.
Quando o grupo chega ao Santuário, normalmente com o sino repicando, é sempre uma alegria! A oração do Rosário é concluída e, em seguida, acontece a Santa Missa.
Em tempo de isolamento, caminhada virtual
Neste tempo de isolamento social, foi proposto a todos uma caminhada virtual ou espiritual. Imaginem: acordar de madrugada para começar a rezar o Rosário às 5h da manhã! Mas, para surpresa de todos, a iniciativa superou muito as expectativas. Em média, 100 pessoas acompanharam praticamente do começo ao fim e houve mais de 1000 visualizações na transmissão logo ao término da santa Missa.
A atmosfera no Santuário era sagrada, de bênçãos. Cada um que teve a graça de estar dentro do Santuário (eram quatro pessoas, além do Padre) trouxe consigo todas as pessoas que enviaram suas intenções, rezaram conscientemente por todos, além de toda a Família de Schoenstatt e pelos fiéis da cidade de Araraquara. Rezaram muito especialmente pelo fim da pandemia e por todos os que estão sofrendo em consequência dela.
Muitos ecos chegaram sobre esse momento. “Foi uma bênção participar deste belo momento! Mais de 100 famílias peregrinaram (ao Santuário) e receberam muitas graças por rezarmos o terço em família”, comenta Fernando Valderrama. “Foi sensacional, parabéns a todos! Que venham as próximas transmissões”, diz Paulo Marcomini.
Assim, todos puderam estar em sintonia com o pedido do Santo Padre, o Papa Francisco, para este mês de maio: rezar o terço em família. Com a oração, unida estreitamente à Mãe de Deus, a Família de Schoenstatt deseja sustentar a todos neste momento inseguro da história da humanidade.
Assista a transmissão completa:
Fotos: Julieide Simões