Conheça as ações que acontecem no Santuário de Curitiba durante esta pandemia
Karen Bueno – Devido às medidas preventivas ao Covid-19, as igrejas da Arquidiocese de Curitiba/PR estão sem público presencial desde 19 de março de 2020. No entanto, à serviço da Igreja, o Santuário de Schoenstatt, Tabor Magnificat, oferece, com autorização da Arquidiocese, a comunhão eucarística utilizando o sistema de drive thru, que, na prática, significa “sem sair do carro”.
Para receber a comunhão, os interessados precisam participar da missa online, transmitida pelas redes sociais do Santuário todos os domingos. Em seguida podem se dirigir, de carro, ao estacionamento.
“Temos missa online, às 8h30min, e a possibilidade de comunhão, com a condição de que as pessoas tenham participado da transmissão da missa. Elas chegam de carro, após a celebração, e nós organizamos o estacionamento de modo que ninguém saia de seus carros. É lindo ver a fé com que as pessoas comungam. Neste final de semana tínhamos 500 hóstias consagradas e todas foram distribuídas”, explica a assessora local, Ir. M. Doralice de Souza.
Para o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, “neste tempo em que tudo nos leva a distanciamentos, receber a Eucaristia é uma forma de aproximar Deus de seu Povo e o Povo de seu Deus. Ela nos lembra que Deus se fez próximo dos seus e Ele não esquece daqueles que estão à procura Dele” .
O capelão do Santuário, Pe. Marcelo de Souza, se emociona ao testemunhar:
Quando buscamos algo novo para nossa vida, sempre há um tempo para se preparar, mas a pandemia do Covid-19 chegou de uma maneira que não tivemos tempo para nada. Na ‘Oração da Confiança’, que sempre rezamos em Schoenstatt, tem uma parte que diz: ‘Confio cegamente em toda a situação’. Com toda certeza essa situação que estamos passando exigiu e continua exigindo muita confiança e, motivados por essa confiança, estamos experimentando as surpresas de Deus. As transmissões das Missas no Santuário começaram na Semana Santa e, não tendo toda aquela multidão que estávamos acostumados, eu fiz questão de afirmar que mesmo de uma maneira tão diferente, nossa Páscoa não seria menos abençoada.
Fizemos as transmissões e continuamos, mas o ápice está sendo a Comunhão no sistema que chamamos de ‘drive thru’. Tudo começou no Domingo de Páscoa e permanece, autorizado pelo Arcebispo de Curitiba, aos domingos. A orientação é que todos que queiram comungar participem da transmissão da Missa pelas Redes Sociais e depois possam vir e receber a Eucaristia. E é algo que está sendo levado muito a sério! Quando as pessoas chegam para receber a Eucaristia, não tem como não se emocionar com a emoção delas. Muitas choram, falam da saudade do Santuário, das Missas, agradecem o que estamos fazendo, etc. Eu, particularmente só posso dizer: ‘Aqui é bom estar!’ E vamos continuar colaborando para que Maria continue sua missão – acolhendo, transformando e enviando”.
Preparação para a festa
Ir. M. Doralice acentua que, nestas celebrações dominicais, eles estão preparando o aniversário do Santuário com um tríduo. No dia 19 de maio o Santuário Tabor Magnificat completa 35 anos.
Cada missa tem, então, um tema especial:
Em 26 de abril a missa teve como tema: Todos os Santuários de Schoenstatt têm uma missão
Em 3 de maio, o tema foi: Somos Brasil Tabor
E no dia 10 de maio o tema será: A missão de nosso Santuário Tabor Magnificat
Todos os que fazem parte da Família de Schoenstatt do Santuário de Curitiba estão enviando as fotos das famílias. Elas serão reunidas numa rede e colocadas dentro do Santuário para celebrar o aniversário no dia 17.
As transmissões acontecem pelo Facebook. Para acompanhar, clique aqui