Centro Social schoenstattiano doa mais de 1,5 tonelada de alimentos
Ir. M. Rosequiel Fávero – Alguém já ouvir falar do Cefasol? O Centro de Referência Familiar Recanto do Sol, localizado num bairro de periferia da cidade de Santa Maria/RS, foi fundado em 2008 pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt, inspiradas pela Ir. M. Vitória Koch, que trabalhou neste bairro. Desde então, atende diariamente cerca de 100 crianças de 6 a 12 anos, no turno inverso ao escolar, e desde o início deste ano mais 20 crianças da Pré-escola Jardim de Maria-Camobi.
Neste tempo de pandemia, as crianças precisaram ficar em casa, não podendo usufruir do que o Cefasol lhes oferece: reforço escolar, alimentação e muitas oficinas culturais. Vários pais destas crianças perderam seu emprego ou, vivendo como trabalhadores autônomos ou catadores, viram sua renda familiar praticamente se extinguir com a crise provocada pelo Covid-19.
Ir. M. Mathilde Mang, que coordena o Cefasol afirma: “Algumas das famílias têm três ou quatro filhos no Cefasol. Além de estarem sem emprego, as crianças não têm mais o acesso à alimentação diária, motivo de grande preocupação para os pais. Por isso, intensificamos o atendimento às famílias, procurando fornecer os alimentos que seus filhos teriam conosco”.
A Família de Schoenstatt de Santa Maria se mobilizou para angariar alimentos. De maneira especial, a Liga de Mães, com a Oficina ‘Mãos de Maria’, fez uma ação especial, costurando e doando máscaras de tecido. Os que recebiam as máscaras, dentro das suas possibilidades, podiam colaborar doando alimentos e itens de higiene para as famílias do Cefasol. Pessoas individualmente e as organizações Mesa Brasil e Banco de Alimentos de Santa Maria fizeram muitas doações. Assim, quatro vezes, nesses dois meses, foi possível presentear cada família com uma cesta básica e material de higiene. No total, foi distribuída 1 tonelada e meia de alimentos.
“Durante este tempo, mesmo que as crianças não possam vir ao Cefasol, mantemos contato com suas famílias por telefone ou Whatsapp. Algo positivo que esta pandemia trouxe para estas famílias (e isso vale, certamente, para todas) é que os pais estão se voltando mais para seus filhos, conversando e brincando com eles, o que – por força da correria do trabalho – pouco acontecia. Também a abertura das famílias para o religioso aumentou. Assim seguiram estímulos e tarefas para as crianças pelo whatsapp em preparação ao Domingo dos Ramos e Páscoa; segue, no mês de maio, a preparação da renovação da coroação da Rainha do Recanto do Sol no final deste mês. Agora seguimos na confiança que esta pandemia vai passar e que continuaremos a receber ajuda para alimentar nossas crianças, mesmo que não possam vir ao Cefasol”, completa Ir. M. Mathilde.
Fonte: santuariotabor.org.br