Santuário Tabor da Liberdade completa 17 anos com uma festa diferente
Poliane Bôsco / Maurício Miranda Batista – Neste domingo, dia 17 de maio de 2020, o Santuário da Mãe e Rainha em Confins/MG completou 17 anos de sua inauguração. A tradicional festa de aniversário do Santuário reúne fiéis de várias dioceses e já chegou a receber cerca de 8 mil pessoas. Mas este ano, devido à necessidade do isolamento social, precisou ser diferente.
Um dia especial que, ao invés de receber as romarias, foi dia da Mãe e Rainha ir ao encontro dos peregrinos. O domingo nasceu ensolarado, já com sinais de que muitas graças estavam por vir. A carreata com a Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG marcou este dia de festa.
Demonstração de Fé
A Mãe Peregrina percorreu as ruas das cidades de Pedro Leopoldo e Confins/MG. Para recebê-la, os peregrinos fizeram altares em frente às suas casas. Foi um dia regado de muita emoção pelas ruas, avenidas, comunidades e em especial quando a imagem passou pelo Hospital de Pedro Leopoldo, onde foi rezado uma Ave Maria, em ação de graças aos pacientes e profissionais da saúde e também na Policlínica de Confins.
Na peregrinação pode-se testemunhar gestos que falam muito mais que palavras na manifestação dos fiéis, mas que muito bem descreveu o fiel Carlúcio Ribeiro: “E em um momento de fragilidade que todos estamos vivendo, foi lindo ver a fé estampada no semblante de cada pessoa por onde a Mãe e Rainha passou. Lágrimas, orações, pedidos, bênçãos… Uma autêntica demonstração de que a humanidade tem cura e a cura depende de nossa ação interior, da nossa capacidade de continuarmos fortes em nosso compromisso com Deus e a nossa Mãe e Rainha”.
Confirmando a sede do povo em ir ao encontro de Nossa Senhora e seu Divino Filho no seio das comunidades, em ambas as cidades demonstrava-se uma fé viva e cheia de saudade. Para Maurício Guimarães, da Liga de Famílias, esse momento trouxe ensinamentos: “Esse dia muito nos ensinou e mostrou que se faz necessário ir ao encontro dos fiéis e viver a Igreja em saída como pede o nosso Papa Francisco. Mostrou que a Mãe não abandona seus filhos e que seus filhos também não a abandonam”.
Santa Missa on-line
Para encerrar o domingo de festa, foi celebrada a Santa Missa solene de aniversário na Tenda Tabor. A Tenda, que comporta milhares de peregrinos, estava deserta e contava apenas com uma dezena de fiéis participando da liturgia segundo as normas de segurança.
Mas havia um celular transmitindo ao vivo e, com isso, muitas famílias puderam participar e estar espiritualmente no Santuário. De suas casas, a Família de Schoenstatt do Tabor da Liberdade e os peregrinos da Mãe e Rainha puderam coroar a Rainha da Liberdade e renovar sua consagração à Nossa Senhora.
Muitos que participaram pelas redes sociais deixaram seu testemunho, demonstrando a riqueza deste dia e confiantes na intercessão de Nossa Senhora: “Diferentemente de anos anteriores, quando estávamos neste trono de graças de nossa MTA, hoje oferecemos no Capital de Graças a distância física e a vontade de estarmos presentes. Em casa coroamos nossa MTA como Rainha da Liberdade, pedindo que interceda a graça da libertação dessa pandemia”, diz Cornélio José van Wijk.
Para melhor vivenciar este dia de graças e renovar a coroação da Mãe e Rainha neste Santuário, a Família de Schoenstatt se preparou espiritualmente rezando durante nove dias a Novena da Rainha da Liberdade. Assim, buscaram conquistar a liberdade do coração, isto é, a liberdade interior, como filhos desta terra, deste Santuário Tabor da Liberdade.
“Conhece a terra, igual ao céu, o reino da liberdade, ardentemente almejado…?” (Pe. José Kentenich)
Imagens: Família de Schoenstatt e devotos da Mãe e Rainha