A Romaria anual do Movimento de Schoenstatt realiza-se virtualmente
Karen Bueno – “Se não estivéssemos nessa situação atual de pandemia que estamos vivendo, hoje receberíamos aqui uma grande romaria para louvar e agradecer à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. No entanto, nós rezamos e levamos até você, pela internet e pelas redes sociais, essa celebração que acontece diretamente aqui”.
Com essa introdução, o Pe. William Betonio, missionário redentorista, acolhe a todos os peregrinos no Santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, para a “Romaria Virtual da Mãe e Rainha”.
Todos os anos o Movimento Apostólico de Schoenstatt desta Diocese de Bom Jesus e de outras regiões da Bahia peregrinam ao Santuário da Lapa. Em 2020, a romaria estava agendada para o último sábado, 23 de maio, no entanto, com a pandemia, a peregrinação realizou-se virtualmente.
Ao longo do dia, a Família de Schoenstatt pode acompanhar a programação transmitida ao vivo pelos canais de comunicação do Santuário, pela WebTV Bom Jesus e, também, a missa transmitida pela TV Aparecida.
Primeira missa
Às 6h45 iniciou a primeira Missa do dia, presidida pelo Pe. William Betonio. “Hoje nós estamos rezando a memória da Virgem Maria porque aqui, neste Santuário, se não fosse por essa situação de pandemia, estaríamos recebendo uma grande quantidade de romeiros, devido a Romaria da Mãe e Rainha. Recebemos anualmente esta romaria, por isso temos aqui do lado o quadro da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt e queremos que todo o Brasil, que reza conosco neste momento, possa fazer essa romaria virtual”.
Na homilia, Pe. William diz que muitos estão com saudades de visitar os Santuários, participar das missas, “no entanto, o verdadeiro pedido hoje e o verdadeiro testemunho que acontece é dentro do santuário que é a nossa casa, o santuário que é o nosso próprio coração, o cultivo que fazemos, com a luz do Espírito Santo, para que a gente possa viver bem dentro da nossa casa, em paz, em harmonia, em felicidade”.
E também diz que, “como não temos a oportunidade de irmos às nossas igrejas, […] é um momento que temos de avaliar a nossa vida e a nossa caminhada e pensar se estamos realmente vivendo essa eucaristia agora, dentro das nossas casas”.
Como testemunho pessoal, Pe. William conta: “Eu me lembro, na minha infância, na minha casa, que nós recebíamos todos os meses a imagem da Mãe e Rainha. Eu tenho certeza que muitas casas, muitas famílias que nos acompanham hoje, ainda recebem mensalmente a presença da Mãe e Rainha nas suas casas. Não se esqueçam de rezar o Terço, não se esqueçam de pedir a intercessão de Nossa Senhora – foi do alto da cruz que Jesus nos deu esta Mãe – por isso não nos esqueçamos que ela estará presente em nossas casas quando nós ensinarmos os nossos filhos a rezarem a Ave Maria; quando nós ensinarmos aos nossos netos, aos nossos sobrinhos a oração do Terço; quando nós estivermos juntos e reunidos pedindo em nome de Jesus e esta Mãe ajudará, por sua intercessão”.
No período da tarde houve também a reza do Terço da Misericórdia, transmitido pelas redes sociais.
Segunda missa
Concluindo a tarde de sábado, iniciou a Santa Missa, às 17 horas, presidida pelo Pe. Lécio Alexandre Silva, missionário redentorista. “Hoje estamos louvando Nossa Senhora sob o título de Mãe e Rainha, ela que também pede e suplica por essa Igreja do Bom Jesus”.
A liturgia já celebrava o Domingo da Ascensão do Senhor. “Hoje, louvando a Deus pela intercessão de Nossa Senhora, queremos fazer da nossa vida também este hino de louvor agradável”, diz o Pe. Lécio na homilia.
Os coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese de Bom Jesus da Lapa já planejam a próxima peregrinação: “No ano que vem, se Deus quiser, vamos chegar tranquilos, fortes na fé. Foi uma pena que não houve a participação das pessoas, mas estamos vivendo um momento difícil e valeu muito a pena essa romaria virtual”.