A vida em Aliança se adapta às crises e fortalece os vínculos
Maria Clara e Arnaldo Souto Maior – No início da noite do sábado, 16 de maio de 2020, estiveram reunidos, num encontro online, cerca de 25 casais da Liga de Famílias de Schoenstatt do Regional Sudeste. Estes, em diferentes momentos de sua vida, celebraram a consagração de membros da Liga Apostólica e, assim, tiveram essa oportunidade de um encontro de aprofundamento para membros. Participaram, além dos casais, as assessoras locais de diferentes Santuários e os assessores regionais da Liga de Famílias, o Pe. Afonso Wosny e a Ir. Lúcia Maria Menzel.
O encontro transcorreu em clima de muita cordialidade fraterna. Os coordenadores do encontro, além das boas vidas, desdobraram-se em facilitar o processo de comunicação entre os participantes. Foi solicitado que cada casal participante fizesse sua apresentação e, aqueles que quisessem, poderiam dar seus testemunhos sobre a vida como membros consagrados (sobre a vida de oração, de autoeducação, espírito apostólico e vivência da vocação matrimonial) de como estavam lidando com o difícil momento de pandemia e isolamento.
Os testemunhos compartilhados se caracterizaram pela simplicidade e espontaneidade. Um casal relatou que a quarentena os aproximou e os levou a melhor compreender um ao outro; outro casal testemunhou a situação presente que nele despertou um novo espírito de oração; outro relatou que, em casa, voltaram a recitar e a meditar orações do “Rumo ao Céu”, como Recebe Senhor (386), o Hino da Minha Terra (600), a Oração da Aliança (589), dentre outras; outro casal relatou o surgimento de uma maior solidariedade e apoio dentro da família… Um outro casal testemunhou que havia até esquecido dos compromissos da Carta Banca, mas que, paulatinamente, foram resgatados. Um casal testemunhou sobre sua ação apostólica em ligar para várias pessoas… Nos exemplos dos esposos transparecia a presença do Senhor que, em todas as crises, não os esquece ou abandona.
Outros lembraram que os vínculos e compromissos continuam firmes. E, como aliados e filhos de Maria, continuam fiéis à consagração de sua Aliança de Amor e à consagração de membros. Foram testemunhos bonitos e vindos do coração.
Antes de encerrar o encontro, foi sugerido, para leitura e meditação, alguns trechos do livro Sim Pai – Nossa Entrega Filial a Deus, do Pe. Rafael Fernandes, com destaque para alguns capítulos como: “Um Sim aos mistérios gozosos e gloriosos de nossa vida”; e como nem tudo na vida são flores, “Um Sim aos mistérios dolorosos de nossa vida”; Além de “Atitudes positivas – Enfrentar os problemas”; e, “Quando enfim, te aceitarás?”.
A reunião foi encerrada com a satisfação de todos os presentes e a expectativa de um novo Encontro de Membros.