Quando o feed das redes sociais pode se tornar um capitalário online
Luisa Monteiro – Neste domingo, 31 de maio de 2020, a Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) da Vila Mariana, São Paulo/SP, estaria celebrando um momento especial: três jovens selariam a Aliança de Amor com a Mãe de Deus e outras duas instituiriam seus Santuários Lares. Porém, os ritos foram adiados por conta da quarentena. Apesar das nova medidas, contudo, a empolgação, a criatividade e o ardor permanecem dando provas de adaptação e criatividade. O espírito de conquista não cessou. Como contribuição concreta ao Capital de Graças, elas inauguram mais um espaço para os jovens se manterem juntos em oração: o Instagram do ramo.
Aos poucos, a comunidade do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai foi ganhando mais presença nas redes, fazendo reuniões com a participação espiritual dos fiéis. Missas, terços, reuniões. Comungando dessa espiritualmente, as jovens também encontraram sua maneira de atrair os corações para Maria: uma plataforma online, criada por gente da idade delas, para gente da idade delas.
“Enquanto isso estamos continuando com as contribuições ao Capital de Graças que tínhamos pensado desde o começo da preparação e fazendo uma oração do Rumo ao Céu especial para a inauguração do Instagram. É um oferecimento importante para o Capital de Graças, pois vamos entregar esse Instagram como presente para a Mãe de Deus para que possamos dessa forma compartilhar vivências e dar apostolado pelos meios digitais”, conta Gabriela Coiado Mota, dirigente da Jufem na Vila Mariana.
O desafio é divulgar valores universais da Jufem e, ao mesmo tempo, reforçar o vínculo de comunidade da Vila Mariana. As reuniões de ramo, que já fortalecem tanto o espírito dessas garotas, também gerarão conteúdo para ser postado no Instagram – dividindo as correntes de vida e aspirações da Jufem com os seguidores, espalhando seus valores, sendo mais um dos vínculos ao Santuário schoenstattiano. O ano também é propício para esta celebração feminina: em 2020, Schoenstatt celebra 100 anos da presença das mulheres no Movimento.
Se a quarentena ensinou à comunidade de Schoenstatt um valor moderno, este valor é o de que a distância física não impede de evangelizar. Em meio à sociedade mecanicista criticada pelo Pe. Kentenich, um comportamento tão humano dessas meninas, junto com a ajuda da tecnologia, promove a fecundidade universal de Maria para além do Santuário. E enriquece o Capital de Graças.