Rio de Janeiro renova a coroação da Mãe e Rainha
Ana Paula Rodrigues / Dolores Melo – O Santuário de Schoenstatt Tabor da Redenção da Família, no Rio de Janeiro/RJ, no dia 27 de maio do ano 2000 viveu com grande alegria a solenidade de Coroação da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Nessa ocasião solene ela foi coroada sob o título de “Rainha da Redenção da Família”!
Passaram-se 20 anos e a Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro programou, para o dia 27 de maio de 2020, uma vivência de gratidão, de oração e de louvor.
A programação transmitida ao vivo iniciou às 10 horas, com a adoração e benção do Santíssimo e, logo após, a reza do Terço. Esses momentos foram presididos pelo Pe. Antônio José dos Santos, da Paróquia São João Evangelista, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
No período da tarde, às 16 horas, a missa solene de renovação da coroação foi celebrada no Santuário. O Pe. Walter Vieira Neto, pároco da Paróquia São Sebastião, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, presidiu a Eucaristia. A liturgia contemplou o tema “Rainha dos Apóstolos” e o Pe. Walter fez um paralelo entre o contexto da atuação de Maria no Cenáculo com a atuação de Maria no Santuário. “O que vamos entregar à nossa Mãe é toda nossa vontade e nosso desejo de nos aperfeiçoarmos no discipulado de Jesus […]. Maria, depois desses 20 anos, continua renovando todos os corações, todos os discípulos, todos os missionários e missionários e todos os que pertencem à Família de Schoenstatt. […] Renovar a coroação de nossa Mãe implica, primeiramente, levar ao seu coração nosso muito obrigado”.
Após a Santa Missa, realizou-se uma singela renovação da Coroação da Mãe e Rainha, entregando a ela um ramalhete de flores, que foram conquistadas espiritualmente pela Família de Schoenstatt durante o mês de maio. A cada flor um compromisso, a cada flor uma oferta ao Capital de Graças.
Ao final, o pequeno grupo ali presente, que auxiliou na liturgia e transmissão, rezou a mesma oração de coroação da Rainha da Redenção da Família que foi rezada há 20 anos.
Para a alegria de todos, receberam uma saudação especial, em vídeo, do Cardeal Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, parabenizando a Família de Schoenstatt e enviando sua bênção ao Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Toda programação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, pois, devido à pandemia do coronavírus, o Santuário ainda se encontra fechado aos peregrinos. Assim, quem acompanhou tudo online, pode matar um pouco a saudade do Santuário Tabor Redenção da Família.
Por fim, a Mãe partiu ao encontro dos seus filhos, numa peregrinação pelas ruas do Rio de Janeiro, como é possível ver no vídeo abaixo:
Fotos: Vinícius Cruz