Coroação e lembranças da origem: o fim de maio em Jacarezinho
Ir. M. Vilma Vassoler / Álvaro Coutinho – O encerramento do mês de maio neste ano, para a Família de Schoenstatt de Jacarezinho/PR, foi marcado por um acontecimento especial: a coroação da Mãe e Rainha na Ermida que faz memória às 12 Irmãs de Maria, Pioneiras de Schoenstatt no Brasil.
O mês de maio todo foi celebrado com muito fervor e gratidão à Mãe de Deus. Ainda que de forma virtual, muitas pessoas puderam peregrinar espiritualmente ao Santuário nas diversas atividades transmitidas pelo Facebook.
Fiéis aos ensinamentos do Pai e Fundador, o Pe. José Kentenich, toda a Família de Schoenstatt local carregava uma certeza: a de que queriam encerrar o mês entregando à Mãe uma coroa. “Sempre que vos encontrardes em dificuldades, coroem a Mãe de Deus”, nos ensina o Fundador de Schoenstatt.
Encerrando o mês de Maria e abrindo um mês jubilar para Jacarezinho
Foram muitas as intenções que motivaram a coroar a Mãe de Deus na Ermida. Primeiramente percebeu-se que, de tantas imagens da Mãe de Deus que há em vários ambientes do Santuário (como a tenda, sala de reunião e, claro, a Mãe do próprio Santuário, que esse ano também celebra 10 anos da sua coroação como RAINHA DA CONFIANÇA VITORIOSA). observou-se que a MTA da ermida nunca havia sido coroada. E este é um lugar de extrema importância para a Família de Schoenstatt de Jacarezinho – local histórico, singular, pois representa o fundamento de toda essa grande Obra e missão: foi aqui a primeira cidade do Brasil a acolher o Movimento. Vindas da Alemanha, as Irmãs missionárias chegam na cidade no dia 12 de junho de 1935 (no próximo dia 12 celebraremos os 85 anos dessa chegada).
Em Jacarezinho elas passam a atuar como missionárias e apóstolas do silêncio e da confiança em Deus. À convite dos Padres Palotinos, se instalaram no Colégio Cristo Rei, onde trabalharam durante 43 anos (1935 a 1978) em diversas atividades como cozinha e lavanderia. “Que lindo esse momento de graças. Que corajosas e fiéis as Irmãs que aqui chegaram, assim tudo iniciou”, comenta Maria de Lourdes Bueno.
Sem dúvidas, essas heroicas Irmãs enfrentaram as dificuldades do idioma, costumes, alimentação, clima, sem contar a saudade da pátria, da família e dos amigos deixados para trás. Abrasadas pela consciência da missão, fé e confiança na Mãe, tudo superaram.
Por isso, com esta coroação na Ermida, a Família de Schoenstatt reconhece a realeza de Maria e assume novamente a missão deixada pelas primeiras. Esse ato também está ligado à coroação realizada no Santuário de Bellavista, no Chile, neste mesmo dia 31 de maio, com a coroa da missão. “Eu creio que um servo de Maria jamais perecerá. Que a Mãe e Rainha rogue sempre por nós. Te coroamos, Mãe, com o coração cheio de gratidão e amor”, comenta Rosângela Tonet, da Liga de Famílias.
Essa hora de graças foi iniciada com um louvor Mariano e, como ponto alto da celebração, a Mãe foi coroada como Rainha da Fidelidade à Missão! “Te coroamos Mãe com carinho. Intercede por nós para o fim da pandemia no mundo”, escreve Rosemar Aparecida da Silva, coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina. Esse momento de muita emoção contou com a presença física de alguns representantes do Movimento e dezenas de devotos de nossa querida Mãe que acompanharam de suas casas.