O Pe. Jorge Esteban González, membro da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, foi nomeado pelo Santo Padre, Papa Francisco, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de La Prata. A cidade de La Prata é a capital da província de Buenos Aires, na Argentina.
O Pe. González é natural de La Plata, tem 53 anos, atualmente é pró-vigário geral do Arcebispado e reitor e pároco da Catedral Arquidiocesana. O arcebispo de La Plata, de quem o Pe. González será bispo auxiliar, é Dom Víctor Manuel Fernández, que também conta com outro auxiliar, Dom Alberto Germán Bochatey OSA.
O arcebispo de La Plata, Dom Víctor Manuel Fernández, agradeceu ao Papa Francisco a nomeação do Pe. Jorge González como bispo auxiliar da arquidiocese. Em carta à comunidade, ele expressou sua alegria por este compromisso: “Quem o conhece sabe de sua entrega, trabalho árdua, alegria, bom gosto e fervor evangelizador, pelo qual, sem dúvida, enriquecerá nossa arquidiocese com sua contribuição, assim como fez por muitos anos em sua paróquia de City Bell”, disse o bispo Fernández.
Dados biográficos de Pe. Jorge Esteban González
Nasceu em 20 de junho de 1966, em La Plata. Em 5 de março de 1984, ingressou no Seminário Maior “San José” em La Plata, onde concluiu seus estudos em Filosofia, Teologia e Ciências da Educação e Religião. Em 7 de dezembro de 1992, foi ordenado sacerdote na catedral de La Plata por Dom Carlos Galán, arcebispo de La Plata.
De 1992 a 1994, foi secretário particular do arcebispo Galán e, durante os anos de 1992 e 1993, vigário paroquial de Nossa Senhora das Dores, na Catedral da Imaculada Conceição. De 1994 a 1997, foi vigário paroquial de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de La Plata.
Durante alguns anos, atuou como professor e formador no Seminário Maior San José, onde foi diretor do corpo docente em 1997 e 1998.
De 1995 a 1998, foi presidente da Comissão Arquidiocesana para a Comunicação Social.
Enviado para completar seus estudos, em 2001 ele alcançou a licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Em seu retorno ao país, foi nomeado pastor do Imaculado Coração de Maria, na localidade de City Bell, onde permaneceu até 2019.
De 2002 a 2008, foi consultor do Conselho Arquidiocesano da Ação Católica e de 2006 a 2012 secretário e membro do Conselho Presbiteral e decano da Zona Norte.
Atualmente é reitor e pároco da igreja catedral, pró-vigário geral da arquidiocese e membro do Conselho Presbiteral. Ele também ocupa o cargo de diretor da Formação Permanente do Clero e professor do Seminário Maior San José.
Ela é membro da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt e, de 2007 a 2018, foi assessor nacional da Juventude Feminina de Schoenstatt na Argentina.
Informações: Agência AICA, Argentina