Apostolado Infantil da Liga de Famílias de Schoenstatt de Curitiba/PR
Gisele Sprea Prosdócimo – As crianças são um dom e sinal da presença de Deus no mundo, as quais já são numerosas no Movimento Apostólico de Schoenstatt de Curitiba/PR. Com a acolhida de mais famílias no Movimento e, logicamente, seus maiores frutos do amor, seus filhos, o número de crianças só aumenta ao redor do Santuário.
Com isso, a participação das crianças na vida do Movimento, a cada encontro dos ramos, nas celebrações e festividades, despertou um chamado nos corações de alguns membros da Liga de Famílias de Schoenstatt. Com criatividade e uma linguagem adaptada, os casais criaram um projeto especialmente direcionado aos pequenos, embasado na espiritualidade de Schoenstatt, que denominou-se de Apostolado Infantil.
O Apostolado Infantil vem sendo estruturado desde outubro de 2019 no Santuário de Curitiba. Busca atender os anseios dos corações das famílias, para um olhar atencioso à caminhada de fé das crianças desde os seus primeiros anos, para um relacionamento íntimo com Maria, num caminho de plenitude de suas vidas rumo ao Pai.
A inspiração surgiu antes mesmo da idealização do projeto, por meio de algumas mães, que passaram a programar atividades espirituais querigmáticas voltadas às crianças. Essas atividades eram colocadas em prática por jovens do Movimento e colaboradores de algumas paróquias, simultaneamente aos encontros habituais dos casais no Santuário. Assim como, em consonância com o tempo litúrgico, momentos de muita ludicidade, criatividade e alegria foram concretizados com a participação das crianças, como encenações teatrais no Natal, no Dia de Todos os Santos e na Coroação da “Mãezinha do Céu”.
O trabalho não para
E mesmo nesse período de distanciamento social, encontros virtuais permitiram manter as crianças vinculadas ao Movimento, assim como à amizade que irradia entre elas. Nesses encontros à distância, foram realizadas interações com o auxílio de fantoches, que facilitou a condução de reflexões na Quaresma e no Tempo Pascal. Ainda com o apoio da tecnologia, por meio de áudios e fotos no Whatsapp, as próprias crianças gravaram e compartilharam o registro da leitura de cada Estação da Via Sacra. E assim foi possível, mesmo estando em suas casas e afastadas fisicamente, aproximá-las de onde é tão bom estar, com o acolhimento e cuidado da Mãe, nos caminhos que as conduzem ao Seu filho Jesus.
E no último sábado, dia 30 de maio de 2020, o Apostolado Infantil da Liga de Famílias do Santuário Tabor Magnificat corou, com muita gratidão, a Mãe Três Vezes Admirável como Rainha das famílias, dos filhos e do desabrochar dessa caminhada apostólica no Movimento. E, com esse gesto, entregou a Ela também o Manto e o Cetro, confiando que recobrirá com suas graças e inspirações esse apostolado, assim como conduzirá tudo perfeitamente em sintonia com o plano de amor do Pai.
A gratidão inflama os corações da Liga de Famílias nessa jornada, que inicia-se com a colaboração das Irmãs de Maria, dos dirigentes do ramo, dos casais formadores que acolheram a esse chamado e todos àqueles que já vinham trilhando esse caminho de dedicação, cuidado e carinho com as crianças. Ao mesmo tempo que cuidam, os casais também aprendem com os pequenos, pois “o que a criança tem por natureza, o homem maduro deve reconquistar a preço de um esforço sério”, diz o Pe. José Kentenich sobre a filialidade. Assim, numa troca mútua, pais e filhos vão crescendo e aprendendo à sombra do Santuário.