A celebração de Corpus Christi em Araraquara/SP
Bárbara de Freitas Silva Loures / Marco Antonio Gomes Valente Junior – Em meio à pandemia, o Santuário de Schoenstatt da cidade de Araraquara/SP teve um Corpus Christi diferente: uma celebração solene, porém virtual; uma procissão em forma de carreata até a Paróquia São João Batista; uma adoração a Jesus Eucarístico transmitida por rede social; e um presente inédito para Jesus….
O Presente
Desde o ano passado, os Ministros Extraordinários da Eucaristia, do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa, queriam celebrar o Corpus Christi como uma única Família de Schoenstatt e, para isso, sugeriram a confecção de tapetes. Cada ramo e comunidade poderia elaborar o seu tapete, preparando-se com antecedência para que, quando chegasse o dia, tivessem um caminho (físico e espiritual) extremamente bonito para que Jesus pudesse passar – ofertando tudo ao Capital de Graças!
No entanto, quis a Providência que em 2020 não fosse assim. Devido à pandemia do Covid-19, a tradição de preparar tapetes para Jesus não foi possível de se realizar.
Esse sentimento de tristeza, por não ver Jesus passar diante dos olhos, pode causar uma grande dor, mas nunca deve fazer com que a fé desapareça. E assim, perceberam o atuar da Divina Providência.
Bárbara Loures e Marco Valente Junior estiveram no Santuário, durante a quarentena, auxiliando nas atividades de manutenção e, assim, solicitaram a autorização para preparar o caminho de Jesus Eucarístico. Marco conta:
“Inicialmente, a ideia era de fazermos um tapete que representasse toda a Família, com um único símbolo, a Cruz da Unidade. Até uma semana antes de Corpus Christi, essa ideia era incerta, pois tínhamos dúvidas de como e se conseguiríamos fazer. Então, imprimi o desenho da Cruz da Unidade, tomei uma fita crepe e fui até a passarela tentar reproduzi-la no chão. Para minha surpresa e dos demais da casa, até que o desenho ficou bom.
Foi aí que começamos a discutir como preencher o tapete, a Bárbara fez alguns contatos e conseguiu doações de serragem para decorar o nosso tapete. Após as doações, decidimos fazer mais 3 desenhos (Matriz São João Batista, bandeira de Schoenstatt e o coração da MTA com desenhos das Apóstolas Luzentes de Maria).
No dia de Corpus Christi, começamos a decorar os tapetes às 5 horas e fomos até as 8h30min. Graças a Deus, deu certo, pois a missa seria às 9 horas. Durante a decoração, ficávamos pensando a todo instante que, se não houvesse pandemia, seria um dia muito alegre para a Família de Schoenstatt, pois todos estariam reunidos. Foi extremamente emocionante sair do Santuário e ver Jesus passar pelo tapete e, em seguida, ser adorado pelos fiéis, não só ali diante do Santuário, mas por todas as ruas!”.
Com este gesto simbólico, de elaborar os tapetes, os dois jovens esperavam que toda a Família de Schoenstatt se sentisse incluída, pois não é só a presença física que faz um tapete, mas sim a força espiritual que impulsiona para Cristo: “Nada sem Vós, Nada sem nós”.
Fonte: schoenstattararaquara.com.br