Geração unida na missão e em Aliança
Daniel Lawand – No último sábado, dia 27 de junho de 2020, às 18 horas, o Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt) do Regional Sudeste reuniu-se virtualmente para participar da Santa Missa. A celebração foi presidida pelo Pe. Afonso Wosny e concelebrada pelo Pe. Carlos Alberto Pereira, na capela da casa dos Padres de Schoenstatt no Jaraguá, em São Paulo/SP. Estiveram reunidos, nesta missa, em torno de 60 jovens dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. A data escolhida foi pela conveniência de calendário, mas quis a Providência que fosse junto à Solenidade de Pedro e Paulo.
Esta é a primeira vez que o Jumas, a nível regional no Sudeste, se reúne para a Missa de Ramo. Na homilia, o Pe. Afonso destacou que estamos vivendo em um contexto de muitas crises: crise no mundo, crise política, crise sanitária e crise na Igreja. E, em um contexto de crise, a Aliança de Amor chama a atuar. “Nós, como Jumas e como Igreja, precisamos sempre sermos ativos. Ainda mais nesse tempo de pandemia que precisamos reinventar as formas de ajudar as pessoas, através da oração e do apostolado”, diz ele. O Pe. Afonso também convidou a deixar um pouco o celular de lado, não só ficar nas redes sociais, mas também a agir, rezar e ajudar. Ele lembrou as palavras do Papa Francisco durante a JMJ de 2013, no Rio de Janeiro/RJ: “Não ‘olhem da sacada’ a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, mergulhou… ‘Não olhem da sacada’ a vida, mergulhem nela, como fez Jesus” [1]. E, por fim, lembrou que o Jumas não é só um grupo de amigos, mas de jovens que se vinculam primeiro à Mãe de Deus para poder transformar o mundo.
[1] http://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/july/documents/papa-francesco_20130727_gmg-veglia-giovani.html