O Recanto do Sol continua a iluminar a vida das família em Santa Maria/RS
Ir. M. Rosequiel Favero / Karen Bueno – Neste tempo de pandemia, os olhares e a atenção se voltam – e com razão – para os mais pobres. Em Santa Maria/RS, a proximidade física e o cuidado com os mais necessitados acontecem, de maneira especial, pelos trabalhos do Cefasol, o Centro de Referência Familiar Recanto do Sol, fundado pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt em 2008.
“Desde o início da pandemia até agora nós nunca paramos. No Centro Social Recanto do Sol, nós atendemos mais de cem crianças no período de contraturno escolar. São crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade. Desde o início da pandemias as atividades presenciais foram canceladas, mas continuamos atendendo as famílias. Por meio do plantão social, a Ir. M. Matilde Mang, que é a diretora desse Centro Social, juntamente com as pessoas que colaboram com ela, tem entregue regularmente, praticamente uma vez por semana, cestas básicas de alimentos, também de produtos de higiene e de limpeza”, conta a Ir. Rosangela de Souza.
No Cefasol, as crianças recebem diariamente duas refeições, participam de atividades lúdicas e de apoio pedagógico (oficinas de dança, canto, instrumentos musicais, teatro…). Além disso, recebem atendimento odontológico, fisioterapêutico, psicológico e do Serviço Social. Desde o ano passado, a Escola Jardim de Maria, também das Irmãs de Maria, uniu forças com o Cefasol e abriu uma turma de pré-escola para 20 crianças carentes.
“O mês de maio foi bem especial para as famílias do Recanto do Sol. Elas prepararam juntas a coroação da Mãe de Deus. Essa coroação foi realizada no Santuário e as famílias puderam participar por meio da transmissão online. Assim, todos estavam unidos. As crianças têm muita saudade e vontade de retornar às suas atividades nas oficinas”, diz a Ir. M. Rosângela.
Por conta da pandemia, os adolescentes e as crianças mal começaram o ano letivo e não puderam mais participar das atividades. No entanto, como foi citado, as atividades não pararam. No vídeo abaixo, a Ir. M. Mathilde Mang conta como tem sido o trabalho no Cefasol durante este período de distanciamento social.
Como a instituição é mantida? O Centro conta com a colaboração de voluntários, parcerias, convênios, projetos sociais e a ajuda da comunidade. Para saber mais informações, acesse o site do Santuário Tabor: santuariotabor.org.br