Aniversário do Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae, de Porto Alegre/RS
Ir. Maria Aparecida Gehm – De 17 a 20 de julho de 2020 o Movimento Apostólico de Schoenstatt celebrou com alegria os 34 anos de existência do Santuário de Schoenstatt de Porto Alegre/RS. Devido à pandemia do covid-19, a festa neste ano teve um formato totalmente novo. Tudo foi realizado online, com a mínima participação presencial, o que, no entanto, não deixou de ser solene e profundo. A impossibilidade de estar fisicamente no Santuário intensificou a importância e a necessidade de estar vinculados, como Família, ao Lar espiritual.
Um tríduo de “lives”
O aniversário do Santuário foi preparado com um tríduo, configurado com lives pelo Facebook, transmitido por representantes da Família de Schoenstatt. Às 19h30min de cada dia era transmitida a missa do Santuário e, na sequência, às 20 horas, rezado o Terço, também conduzido pelos Ramos responsáveis. A culminância do dia festivo, 20 de julho, foi a celebração da Santa Missa às 20 horas, no Santuário.
O primeiro dia do tríduo, 17 de julho, foi configurado pela juventude: Jumas e Jufem, que partilharam sua história e formação junto ao Santuário.
O dia 18 esteve sob a responsabilidade da Obra de Famílias. Neste dia, a Liga de Famílias realizou uma “cruzada do Terço”, como presente de aniversário à Mãe e Rainha. Essa corrente de oração teve uma abertura solene às 8h30min com oração do terço no Santuário e, a partir desse horário, através da oração do terço em família, continuando de Santuário Lar a Santuário Lar, até às 21h30min.
A Missa da Aliança de Amor, às 16 horas, foi presidida pelo Pe. Jacques Rodrigues, pároco da Paróquia Coração de Jesus, e a liturgia dirigida pela União de Famílias. O Terço das 20 horas, rezado no Santuário, foi coordenado pelo Instituto de Famílias.
O dia 19 esteve sob a responsabilidade do Ramo das Mães e da Liga Apostólica Feminina que, juntas, agradeceram pelos 100 anos do início da coluna feminina no Movimento de Schoenstatt e partilharam da riqueza de seus ideais de Ramo.
Dia da festa: milhares conectados
No dia 20 de julho realizou-se a solene celebração do aniversário do Santuário. A celebração deste dia esteve sob a responsabilidade das Irmãs de Maria que, na live, recordaram alguns aspectos desta história rica e fecunda do atuar da Mãe e Rainha de Schoenstatt em Porto Alegre.
A Santa Missa em ação de graças foi presidida pelo assistente eclesiástico do Movimento na Arquidiocese de Porto Alegre, Pe. Heitor Morschel, membro da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt.
Esses 34 anos de graças comprovam a missão da Família de Schoenstatt de Porto Alegre, de ser, em Maria, coração da Igreja. Este é o maior testemunho e contribuição que podem dar para a canonização do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.
Apesar da renúncia e do sacrifício de não ser possível visitar o Santuário em seu dia de festa, a celebração realizada online teve grande alcance e, de certa forma, solenizou o aniversário com a participação e o empenho de todos os Ramos do Movimento na configuração das apresentações e na condução dos momentos de oração.