Suplicando a pronta canonização do nosso Pai e Fundador
Flávia Ghelardi – Nos dias 14 a 16 de agosto de 2020 foi realizada a 3ª edição da Maratona Internacional de 48h de Oração do Santo Terço, organizada pela Família de Schoenstatt do Paraguai. Ela teve como intenção principal o pedido pela pronta canonização do Pe. José Kentenich.
Participaram dessa jornada os diversos Ramos do Movimento, com representantes de 20 países, incluindo o Brasil. O início foi às 22 horas do dia 14 (horário do Brasil) e a cada hora dois países eram responsáveis por conduzir a oração – enquanto um país conduzia, o outro respondia.
Os organizadores elaboraram um guia com a meditação de cada terço, que incluía também uma jaculatória específica pedindo a canonização do Pai e Fundador: “Mãe e Rainha, manifeste seu poder e amor, interceda pela canonização do Pai e Fundador”, e a oração pela canonização.
O encerramento se deu no dia 16, a partir das 20h30min, com a transmissão da Santa Missa no Santuário Jovem, que fica em Assunção, no Paraguai.
O Brasil ficou responsável por 6 horas e rezava junto com os representantes de Portugal. Foram 14 participantes brasileiros: Família Melquiades e Família Ghelardi (União de Famílias), Família Camelo e Família Pessoa (Liga de Famílias), Denise Barbeto, Estelita Augustinho e Diva Silva (Liga das Mães), Katia Manicardi, Solange Sales e Maria Aparecida Vaz da Silva (Campanha da Mãe Peregrina), Pe. Alexandre Awi, Ir. M. Dionéia Lawand, Ir. M. Inácia Bett e Ir. M. Nelly Mendes.
Toda a maratona foi realizada pela plataforma Zoom, onde cada participante podia se conectar no horário que desejasse, além daquele em que deveria rezar. Tudo foi transmitido pelo canal do Youtube do Secretariado do Pe. José Kentenich do Paraguai. O saldo final das 48h ininterruptas de oração foi: 2.483 terços completos, 7.138 orações de canonização e, em média, 27 Santuários Lares conectados a cada hora.
Os participantes foram unânimes em dizer que foi uma experiência maravilhosa e transformadora. Alguns testemunhos:
“Para mim foi uma experiência muito enriquecedora. Éramos um só coração, unidos pela oração do terço e com a finalidade tão clara: beatificar o nosso Pai”, comenta a Ir. M. Nelly Mendes.
“Foi uma bonita experiência de Família internacional em torno à Mãe. Uma família que reza unida e que, portanto, permanece unida”, diz o Pe. Alexandre Awi.
“Participar da maratona foi uma experiência única. Entramos em inúmeros lares e fomos também visitados, pude sentir o perfeito cuidado de nossa Mae e Rainha Três Vezes Admirável, o ‘nada sem vós e o nada sem nós’. Estou convicta de que somos uma Família autenticamente schoenstattiana, que renova e ama a Igreja e que devemos estar sempre ‘com a mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus’, como dizia o Pe. José Kentenich”, afirma Diva Silva.
“A minha experiência foi única, pois saber que estamos contribuindo para ajudar na canonização do nosso Pai e Fundador é realmente uma benção de Deus. Eu estava preocupada pois estava longe de casa e não sabia como utilizar direito a plataforma, mas um detalhe importante: entreguei ao Capital de Graças e tudo correu bem com a graça de Deus. Fico honrada em dizer que a Mãe conta com a gente”, resume a Maria Aparecida Vaz da Silva.
“Para mim foi uma experiência única. Sabemos que o Movimento é internacional, mas poder rezar juntos, cada família em seu Santuário Lar, em sua pátria, e rezarmos juntos em vários idiomas, que beleza!”, conta Denise Barbeto.
“Foi uma grande experiência participar deste terço rezando junto com Portugal, em especial sentir a força da Aliança de Amor com nossa Rainha de Schoenstatt fazendo de nossa casa uma pequena igreja doméstica através do nosso Santuário Lar Rainha Estrela Guia”, diz Yara Camelo.
“Foi uma experiência inesquecível. Senti-me honrada em atender ao chamado de nossa Mãe e Rainha. Minha casa está em estado de graças”, acrescenta Solange Sales.
“Tivemos a experiência da união pela oração, onde mais do que nunca percebemos que não existem barreiras e distâncias para a nossa querida MTA! O passaporte da oração nos levou a viagem do amor em prol do nosso querido Pe. Kentenich, nos vinculando ainda mais à nossa Aliança de Amor”, afirma Ester Pessoa.
“Para mim o que mais marcou na Maratona é estar unida a toda Família de Schoenstatt, todos os ramos, pela causa de canonização de nosso Pai e Fundador. Isso fortalece o espírito de Família que ele tanto prezava e nos une, mesmo com a distância. Foi uma alegria poder conhecer e conversar com cada uma das participantes. Ver como são fiéis e pessoas de muita oração. Isso me fortalece e incentiva”, diz Elaine Melquiades.
Certamente essa grande união da Família de Schoenstatt de tantos países fará uma “suave violência” no trono da Mãe de Deus para que a causa de beatificação do Pe. Kentenich siga agora com mais rapidez. Santo o queremos!
Fotos da participação do Brasil