Há um ano, no dia 19 de agosto, foi aberta uma comissão na Arquidiocese de Santa Maria/RS para analisar um possível milagre alcançado pela intercessão do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Sobre esse Processo, o postulador Pe. Vandemir Jozoé Meister traz as atualizações:
PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO SERVO DE DEUS JOÃO LUIZ POZZOBON – 2020
O Processo de Beatificação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon foi aberto no dia 12 de dezembro de 1994, na Arquidiocese de Santa Maria, RS.
Quando o bispo de uma referida diocese abre um “Processo de Beatificação” é porque acredita que aquela pessoa foi um exemplo de virtudes e quer propor para toda a Igreja este exemplo. Dom Ivo Lorscheiter acreditou na pessoa de João Luiz Pozzobon, como uma pessoa simples, mas cheia de virtudes, e que era um exemplo a ser seguido.
Uma pessoa testemunha: “João sempre manifestou equilíbrio, constância, prontidão e alegria espiritual. João viveu profundamente o Evangelho. Não só falava, mas tinha ação concreta. João é um verdadeiro exemplo e modelo quanto a todas as virtudes. Eu mesma estou seguindo o que ele fazia no trabalho de voluntariado na ‘Pastoral da Criança’. Com certeza se pode dizer e ratificar que João Luiz Pozzobon praticou as virtudes de forma heroica. ”
No dia 3 de junho de 2009, em Roma, deu-se início a nova fase do Processo, na Congregação para Causa dos Santos, com o protocolo de 10.800 documentos a respeito da vida de João Luiz Pozzobon. Obtendo o reconhecimento do título de “Servo de Deus”.
Hoje estamos na etapa conhecida como Positio. A Positio, constituído também com a Summarium testium e Informatio super virtutibus, (Testemunhos e Informação das virtudes), é uma parte importante, onde se apresenta a biografia, contendo as virtudes heroicas e testemunhos sobre a quem se quer beatificar, neste caso concreto: João Luiz Pozzobon.
A Positio é um trabalho de lapidar a pedra preciosa. Requer o acompanhamento e complementação de outros documentos que sempre são solicitados pela Causa dos Santos, de acordo com cada caso. Trata-se de expor as provas de heroísmo sobre as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), as virtudes cardeais (Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança), as virtudes anexas, tais com a Humildade, a Pobreza, a Obediência, a Castidade, etc. Esta fase é de um minucioso trabalho, pois fornece a chave para a compreensão do processo completo. É chamado de disquisitio sobre a santidade do Servo de Deus. Disquisitio: reunião das ações e/ou diligências cujo objetivo é atestar a verdade daquilo que foi alegado; inquérito. Ela é estudada por uma comissão de teólogos, que darão ou não o veredicto positivo. Quando ele for aprovado nesta etapa, por uma comissão de teólogos e cardeais, o Servo de Deus passa a ser chamado “Venerável”.
A “Positio” era para ser protocolada na Congregação para a Causa dos Santos no mês de março de 2020, durante a visita Ad Limina do Arcebispo de Santa Maria, RS, Dom Hélio Adelar Rupert. Devido à pandemia, não ocorreu a visita Ad Limina e consequentemente o documento não foi protocolado. Agora espera-se a reabertura dos trabalhos ordinários nas Congregações em Roma para agendar o Protocolo.
Paralelamente a este trabalho, foi aberto pelo Arcebispo de Santa Maria, RS, Dom Hélio Adelar Rupert, no dia 19 de agosto de 2019, a Comissão Arquidiocesana para a Investigação de um possível milagre. São 5 pessoas nominadas pelo Arcebispo que compõe essa comissão, que trabalha, em sigilo, na investigação. Neste momento eles estão em recesso devido às restrições da Pandemia.
Neste contexto acima exposto, o tempo até a Beatificação e Canonização não é um tempo vazio. É um tempo que deve ser acompanhado pelos Devotos do Servo de Deus com a admiração das suas virtudes, com a contemplação de sua vida, imitação de sua santidade, promoção entre os fiéis de sua pessoa, com muita oração e de súplica ao Servo de Deus para obter, por sua intercessão, as graças e milagres. O tempo da Causa não é um tempo burocrático, mas oportunidades vivas para a promoção da santidade e sua importância na Igreja.
Pe. Vandemir Jozoé Meister
________________________
Postulador da Causa de Beatificação
do Servo de Deus João Luiz Pozzobon