Tabor Maria Cor Ecclesiae dedica uma semana de aprofundamento para as famílias
Ir. Maria Aparecida Gehm – “Salvai a família, custe o que custar!” Esta frase do Pe. José Kentenich foi a motivação para comemorar a Semana da Família, de 9 a 15 de agosto, junto ao Santuário de Schoenstatt de Porto Alegre/RS. As celebrações foram todas online, devido à pandemia do covid-19, que impõe o distanciamento social. No entanto, a semana não deixou de ser intensamente vivida, com um forte espírito de alegria, expectativa e participação. Isto provou que este distanciamento é apenas exterior, pois interiormente estão todos unidos pela Aliança de Amor, em uma só Família espiritual.
A Santa Missa no domingo dedicado aos pais marcou o início das atividades. A mesma foi presidida pelo Pe. Roque Machado, pároco da Paróquia Menino Deus, de Porto Alegre. No final da Missa, o casal de noivos Lucas Prates e Mariana Peixoto consagraram seu noivado à Mãe e Rainha de Schoenstatt.
Na segunda feira, 10/08, a família de Plinio e Dariane Schein deu seu testemunho sobre a missão do pai na família. O casal pertence ao Instituto de Famílias de Schoenstatt. Eles apresentaram as virtudes do pai à luz do “Hino de minha terra”. Foi marcante, nessa ocasião, a participação de seus dois filhos, testemunhando suas vivências com o pai.
Na terça-feira, 11/08, Maria Ângela e Flávio Kolberg dialogaram com o Pe. Miguel Martins Costa sobre o tema: a vida espiritual da família, à luz da Palavra, neste tempo de pandemia. Pe. Miguel indicou meios para superar na fé, em família, este período difícil de distanciamento social.
No dia 12/08, quarta feira, foi a vez de ouvir sobre a “educação ao amor humano na família”, com Ir. M. Fátima Dotto. Ela apresentou a missão de cada membro da família, pai mãe e filhos. Afirmou que lar é onde está a família, onde a pessoa aprende a ser pessoa e tem a experiência de Deus. Salientou a importância do exemplo dos pais para a educação da fé no coração dos filhos.
Na quinta-feira, 13/08, o tema apresentado foi: “o distanciamento social como experiência de potência”, com psicóloga Maria Laura Ghirardi. Ela abordou, a partir de textos da sagrada escritura, a necessidade de primeiramente olhar para si e mudar a si mesmo para que, então, as mudanças aconteçam em no ambiente ao redor. Salientou a importância de que este tempo seja vivido como uma experiência de potência, isto é, que também os laços familiares, a vida de oração e o relacionamento mútuo sejam vividos com mais intensidade.
Na sexta feira, 14/08, houve diversos depoimentos sobre a vivência de Aliança de Amor em família, de casais pertencentes à Liga de Famílias de Schoenstatt. O tema foi: testemunhando a fé e cultivando valores na família. A partilha destas experiências de vida em família revelou a grande importância de viver a santidade da vida diária, sustentados pelas graças da Aliança de Amor com a Mãe e Rainha.
O casal dirigente da Liga de Famílias, Flávio e Maria Ângela Kolberg, que esteve à frente na organização deste momento de graças, testemunha: “Foi uma semana abençoada na qual, com a condução de nossa querida MTA, pudemos escutar, meditar e aprofundar a importância da família no mundo. Foi muito bom ver toda a Família de Schoenstatt envolvida e participando ativamente, seja ouvindo ou dando seus testemunhos de vida em família. Que a mensagem desta semana possa chegar a todas as famílias e se realize o que esperava nosso Pai e Fundador: Salvai a família, custe o que custar!”