Encontro Regional online da Liga das Mães de Schoenstatt, nos regionais Sudeste e Paraná
Maria Rita Fanelli Vianna – Algumas chegam na Casa do Movimento, em Atibaia/SP, em duas ou pouco mais horas (poucas, é verdade); para outras tantas, a viagem demora até dias – geralmente é assim que ocorre o encontro da Liga das Mães de Schoenstatt dos regionais Sudeste e Paraná.
Dia 16 de agosto, porém, bastou um clique no celular ou no computador e mais de 600 mulheres já estavam reunidas rapidamente para o ENCONTRO DA LIGA DAS MÃES, nestes novos tempos, unidas pelas redes sociais.
Ir. Mariane Galina, assessora geral dos dois regionais, abre o encontro dentro do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana-São Paulo/SP, onde, num espaço que parece pequeno, tantas mães se fazem presentes espiritualmente. Muitas acompanham em seu Santuário Lar: de Santuário a Santuário, do coração da Mãe de Deus a cada coração de mãe.
Velas são acesas e colocadas sobre a mesa sagrada, representando os estados dos regionais: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal; a bandeira da Liga das Mães de Vila Mariana é recepcionada, representando todos os locais.
Novos olhares e novas perspectivas
Na reflexão apresentada por Ir. Mariane, as três letrinhas da palavra ‘M Ã E’ ganham destaque: M de Maria; A de amor, E de esperança, considerando o lema que impulsiona o ramo para o jubileu de brilhante no Brasil, em 2022: “Chegou a hora do teu amor! Faça-se a pequena Maria, um brilhante nas mãos do Pai”.
Segundo o conteúdo da reflexão, o segredo da mãe schoenstatiana está em perceber a beleza que há em viver os desafios da vocação de ser mulher, esposa e mãe. Novos tempos conduzem também a novos olhares, novas perspectivas, à busca do que está no interior de cada uma, que o bom Pai chama muito pessoalmente para ser geradora, portadora e servidora de Cristo no mundo ⇒ veja no Youtube.
Num breve intervalo – também recordando a “hora do cafezinho” que geralmente ocorre na Casa do Movimento – as mães são estimuladas a uma tarefa: expressar, pessoalmente ou por mensagem, a cada pessoa da família o amor que transborda do coração de mulher, esposa e mãe: eu te amo!
Mais mulher – tocada por Deus, que molda o futuro
O momento seguinte foi hora de “voar” para Londrina/PR, onde Ir. M. Nelly Mendes espera com as portas abertas do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente. Um momento de adoração eucarística levou todas ao coração de Jesus. Logo em seguida, dirigiram-se a uma sala para uma palestra com Ir. M. Nelly, sob o tema: “Mais mulher – tocada por Deus, que molda o futuro”; tem como pano de fundo o trecho do Evangelho de São Mateus: “O Reino dos céus é como um tesouro…” (13, 44). Assim, cada mãe é chamada a meditar: onde coloco meu tesouro? Estou disposta a ‘vender’, largar tudo para ‘comprar’ esse tesouro? Para servir de estímulo, são apresentadas várias personalidades femininas, algumas delas bases da Coluna Feminina da Obra de Schoenstatt, que encontraram o tesouro e tudo fizeram para conservá-lo. Assim como duas mães que dão testemunho do tesouro que a Liga é na vida delas – e de todas as mães schoenstatianas! ⇒ veja no Youtube
Novamente de volta a São Paulo, são agora aguardadas no Santuário de Vila Mariana. Uma singela vivência lembra as principais conquistas da Liga das Mães, nesses dois regionais, ao longo dos últimos anos.
A Celebração Eucarística, presidida por Pe. Paulo Visintainer, conclui o encontro regional ⇒ veja no Youtube. Eucaristia é gratidão, que se fez presente no coração de todas. Mesmo com a saudade de poder estar unidas fisicamente, o céu proporciona momentos de encontros espirituais, fazendo brotar ardor mais profundo pelo ideal, pela missão da Liga das Mães.