Segundo dia da novena jubilar da Campanha da Mãe Peregrina
Karen Bueno – Há alguns meses, quem poderia imaginar o Brasil todo – um país imenso – reunido numa mesma celebração jubilar? Se a pandemia traz dificuldades, ao mesmo tempo surgem os presentes que a Divina Providência gosta tanto de enviar. Graças ao distanciamento atual, toda a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt pode se reunir, virtualmente, no local de sua origem: a cidade de Santa Maria/RS.
O segundo dia da novena jubilar, pelos 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina, é marcado pelo Terço diante da Peregrina Original, a imagem que deu início a esse apostolado. Milhares de participações marcam uma noite de interação, vinculação e oração nesta segunda-feira, 31 de agosto de 2020. Ao todo, cerca de 1100 comentários, 5300 visualizações tomaram conta das redes sociais. Sandra Borsetti comenta: “Deus seja louvado por esse momento, poder rezar o Santo Terço junto à imagem da Mãe Peregrina original”.
Um vigorosa primavera
O Terço é rezado por muitas intenções, tanto as mencionadas na introdução, como diversas escritas nos comentários das redes sociais. De maneira especial, o Terço pede pela Beatificação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon e pela saúde do mundo, com o fim da pandemia.
Ao “estilo de João”, uma rosa é presenteada a Jesus no sacrário – Pozzobon gostava de oferecer uma rosa a Jesus eucarístico e outra à Mãe e Rainha. Este gesto acontece “manifestando que, no espírito de filialidade heroica, a exemplo de João, assumimos a missão”. Ao redor da Peregrina Original, todo o Terço (cada Ave Maria e cada Pai Nosso) é também formado por rosas: “Elas falam do nosso amor, da nossa confiança, do seu perfeito cuidado na condução de nossa missão, falam da nossa gratidão por João Pozzobon”, explicam as comentaristas.
Percorrendo os mistérios com João
O primeiro mistério do Terço recorda que, para João, a Campanha não significa apenas levar uma imagem pelas casas, mas que, por meio dela, as graça do Santuário se multiplicam e chegam aos lares. O segundo mistério remete à solidão das incompreensões que os missionários, assim como João Pozzobon, podem passar. Mas, a Mãe de Deus vai ao encontro de todos e leva Jesus, diz a reflexão. Porque existem dificuldades nas famílias, João conduzia a Mãe de Deus – caminho para o céu – até elas, convicto de que Maria carrega consigo luz, paz e alegria.
No terceiro mistério, vê-se que, por meio da Campanha da Mãe Peregrina, os raios do Tabor se espalham pelo mundo, iluminando, aquecendo, fazendo surgir nova vida por toda parte. O quarto mistério mostra que Pozzobon não ia à frente, pois era apenas um instrumento: é a Mãe e Jesus que vão indicando os caminhos a percorrer. Esse mistério mostra que João encontrou um meio rápido e eficaz de evangelizar, de levar Jesus às casas por meio de Maria, para que, por Maria, as pessoas fossem à Igreja – muitos retornaram aos sacramentos pela Campanha.
Um convite a renovar a responsabilidade pela missão confiada surge no quinto mistério, pois, como disse João Pozzobon: “Ninguém está dispensado, todos temos uma resposta a dar”. Nesta dezena, a fidelidade dos filhos de Schoenstatt é evidenciada, agradecendo por aqueles que continuam a missão.
O canto que João Pozzobon tanto gostava, “Mãezinha do Céu”, encerra as dezenas.
Palavras de quem conviveu com João Pozzobon
O testemunho final é dado por Denise Moro. Ela, foi secretária voluntária de João Pozzobon durante seus últimos anos de vida e trabalhou transcrevendo documentos que ele armazenava, também digitando textos que ele pedia – por exemplo: ela escreveu, a pedido de João, o “Testamento Espiritual” que ele deixou.
Denise diz que a Mãe encontrou um coração aberto em João – o “sim” que ele deu foi para toda a vida. Além disso, João se fez instrumento para colaborar com a Obra e, dessa forma, a Mãe pode realizar nele uma obra santificadora.
Se você não conseguiu acompanhar o Terço, veja abaixo os principais momentos no vídeo, especialmente o depoimento da Denise (1h7min):
Não perca hoje o terceiro dia da novena, com um louvor mariano transmitido do Santuário de Atibaia: clique e saiba mais.
Fotos: Ir. M. Ana Paula Engelmann / Sandra Forgiarini
Este tempo é de muitas bênçãos mesmo num momento que o mundo passa por uma pandemia mas a mãe Rainha junto à seu filho Jesus faz milagres, conversões e o mundo ora junto em unidade por todas as familias
Obrigada mãe Rainha três vezes Admirável. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.