Como foi o 5º dia da novena jubilar
Karen Bueno – Já existe algum testemunho de milagre alcançado pela intercessão de João Luiz Pozzobon? Quantos milagres são necessários para a Igreja proclamar um santo? Podemos considerar João Pozzobon o precursor do Terço dos Homens? Se ele for beatificado, isso ajuda no processo do Pe. José Kentenich?
Essas e várias outras perguntas surgiram dos participantes durante a live com o Pe. Gustavo Hanna Crespo, no quinto dia da novena jubilar da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Pe. Gustavo é vice-postulador da Causa de Beatificação e nesta quinta-feira, 3 de setembro, realizou um encontro online com reflexões sobre o trabalho pastoral e a atualidade da missão de João Luiz Pozzobon.
Um dos momentos mais aguardados veio logo no início: como está, atualmente, a Causa de Beatificação do Servo de Deus? O Pe. Gustavo explicou as etapas realizadas até agora e contextualizou o momento atual. “Estamos numa fase importante, hoje, que requer muita oração e muito trabalho de afinar, de lapidar essa pedra preciosa que é Pozzobon”, ele comenta, falando sobre a Positio, o documento que sintetiza a vida do Servo de Deus. “No ano de 2020 a Positio seria protocolada na Congregação para a Causa dos Santos, mas isso não aconteceu devido à pandemia”. Porém, salienta o Pe. Gustavo, “o mais importante neste momento é o que eu e você podemos fazer para a Causa de João possa chegar a muitas pessoas”.
Como podemos contribuir com esse Processo?
“Acredito que toda forma de divulgação, da vida e da obra de João Pozzobon, é um dos melhores trabalhos. Que eu e você, onde quer que estejamos no Brasil, possamos realizar isso neste momento: divulgar a Campanha de João Pozzobon, sua obra, seu testemunho de vida. Isso está em nossas mãos”, essa é a primeira dica que o vice-postulador sugere.
Outro ponto prático apresentado: “Que sejamos multiplicadores daquela simples novena pedindo um milagre por sua intercessão, que sejamos nós a dar a conhecer esse futuro santo do Brasil. Hoje não basta ficar com olhos fixos no Processo. Cabe a cada um de nós ampliar o nosso horizonte. Queremos ser partícipes, protagonistas da Pastoral de João Luiz Pozzobon”.
Pozzobon, o grande homem da criatividade pastoral
“Não queremos só um santo para o altar, mas acreditamos que o caminho de fé que ele realizou é um caminho para muitos encontrarem-se com Jesus”, diz o Pe. Gustavo.
Passando brevemente pela pastoral que o Sr. João realizou, o vice-postulador vai mostrando a beleza, a riqueza e a criatividade de todo o trabalho pastoral de Pozzobon: A grande novidade é “a compreensão da Igreja família, da Igreja peregrina, a missão de um leigo evangelizar, que toca a todos os batizados, como vemos nos documentos do Concílio Vaticano II”.
Numa visão pessoal, Pe. Gustavo comenta: “Se fossem perguntar: quem é esse futuro santo? Eu diria que é o ‘João das famílias’, que ele veio para as famílias. Pozzobon era criativo pastoralmente, teve essa ideia de levar a imagem às famílias, mas também, na sua simplicidade e na sua originalidade, desenvolveu as romarias da primavera. Por que? João estava ligado à fonte. Ele quer que outras pessoas também bebam dessa fonte. Que as pessoas visitem o Santuário”. Assim, Pe. Gustavo vai mostrando como Pozzobon esteve ligado às raízes de Schoenstatt, não criando um novo carisma, mas sendo “um carismático dentro do próprio carisma”.
João foi o pé, os ombros, a cabeça, a voz da Mãe para muita gente
“É Deus que nos faz santos, mas também exige de nós o compromisso de caminhar com ele”, afirma o Pe. Gustavo. “João Luiz Pozzobon foi uma pessoa que buscou trabalhar em si mesmo, ou seja, todo seu meio ascético, espiritual, religioso foi extremamente criativo – como os lemas anuais que ele fazia para sua própria vida”. Logo, diz o sacerdote, a criatividade pastoral e a vida de santidade é fruto dessa abertura e autoeducação.
Ao final do encontro, diversas pessoas enviaram comentários, perguntas e interagiam pelo chat. Quem perdeu o encontro dessa última noite pode rever a conversa no vídeo abaixo:
Não perca: Hoje, sexta-feira (4/09) a conversa será com os filhos do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, direto de Santa Maria/RS, às 20 horas. Para assistir, acesse o Youtube do Santuário Tabor.