Um dia de gratidão e renovado ardor missionário
Marciele Paidoz / Rodrigo Borges de Lis – Sob o lema “Filha Heroica ide e incendiai o mundo”, a Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) de Guarapuava/PR celebrou, no dia 30 de agosto de 2020, o centenário da Coluna Feminina de Schoenstatt. A Santa Missa jubilar foi presidida pelo bispo recém chegado à Diocese, Dom Amilton Manoel da Silva, e teve como concelebrante o Pe. Luciano Romero da Silva, da Paróquia Divino Espírito Santo.
Esse dia festivo aconteceu à sombra do Santuário Tabor das Vocações, juntamente com representantes da Família de Schoenstatt, em comemoração ao centenário da Lafs e da presença da Coluna Feminina no Movimento. Para esse acontecimento foram seguidas todas as medidas de segurança necessárias diante do contexto da pandemia.
Foi o primeiro encontro do novo Bispo com a comunidade local. Dom Amilton apresentou-se e foi acolhido pela Família de Schoenstatt; tocou e cantou no final da celebração, um canto de sua autoria, que expressa a escolha e decisão para sua vocação.
Na homilia destacou que “a sociedade moderna tenta tirar a cruz de Jesus, assim como Pedro; mas o sofrimento humano faz parte dessa vida e precisamos viver assumindo nossas dores e perseverar em Cristo”. Lembrou que Cristo já carregou a cruz por todos e quando cada um também abraça sua cruz, espanta o maligno: carregar a cruz e caminhar com fé e esperança, fazendo da sua cruz um trampolim para o céu, disse Dom Amilton. Também afirmou que não é fácil ser discípulo e seguidor de Cristo, mas é preciso ser fiel e perseverante nessa escolha, a exemplo de Maria na luta diária, pois é o amor a Cristo que impulsiona!
Após a benção teve uma pequena procissão com a foto de alguns heróis de Schoenstatt até a futura Praça do Santuário e o bispo abençoou este espaço para a reforma.