“Ninguém é julgado incapaz para a missão!” João Luiz Pozzobon
A Liga de Famílias de Schoenstatt da Diocese de Frederico Westphalen/RS vive este Ano dedicado a João Luiz Pozzobon com um acento missionário. Seguindo as pegadas de João, eles iniciaram a peregrinação das imagens da Mãe e Rainha entre as famílias, entre os amigos e colegas. Abaixo a Ir. M. Eliane da Costa Cunha, Dulcinéia Froner e Elisandra Dalmédico Piovesan nos contam como a experiência está se desenvolvendo:
Foi numa tarde de sol ardente do mês de outubro, quando fomos surpreendidos, no Congresso de Outubro de 2019, com uma peregrinação nos passos do iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, João Luiz Pozzobon. Sob o sol quente do início da tarde, levando apenas água e pão, rosas brancas e vermelhas para ofertar à Maria e a Jesus, que sentimos o ardor e a motivação da coragem, exemplo e missão desse Servo de Deus.
Há 70 anos esta missão foi confiada a ele. Sem hesitar, colocando-se como instrumento nas mãos d’Ela na busca pela santidade diária, entregou-se inteiramente, percorrendo diariamente muitos quilômetros, rezando o terço, sempre com a imagem da Mãe Peregrina sob seus ombros.
Após vivenciar essa experiência de vida e de fé, nos veio a reflexão: E hoje, a quem Deus confia esta missão? O que a Divina Providência quer de mim, de nós como Movimento, como membros da Igreja, como “Schoenstatt em saída”?
“Ninguém está dispensado”. Essas palavras de João Pozzobon ficaram ecoando em nossa mente… É isso! Precisamos continuar levando a Mãe de Deus a todos os lugares, a todas as pessoas, não podemos ficar com Ela “só para nós”. E que divina inspiração, que nobre escolha e missão!
Assim surgiu a iniciativa da Liga de Famílias de Schoenstatt, de Frederico Westphalen/RS, como resposta aos 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina e ao Ano dedicado ao Servo de Deus João Luiz Pozzobon: A Mãe Peregrina nos grupos da Liga.
Com cuidados e uma Campanha adaptada
Cada dirigente de grupo recebeu uma Imagem Peregrina ao final das missas do dia 18, com a bênção e envio pelo sacerdote. Junto à imagem da MTA, a novena para beatificação de João Luiz Pozzobon e um pequeno caderno para que as pessoas possam registrar, de forma espontânea, suas preces, pedidos especiais, agradecimentos e graças alcançadas. Dessa forma, muitas outras famílias, e não somente os casais da Liga, poderiam receber a visita da Mãe. Muitas famílias, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, doentes e devotos poderiam receber em seus lares a imagem Peregrina e sentir “um pouco do céu” que as famílias schoenstattianas vivenciam em seus lares.
É importante dizer que somente foi possível iniciar este apostolado, neste tempo de pandemia, porque a pequena imagem tem uma dinâmica diferente daquelas ligadas diretamente à Campanha da Mãe Peregrina. As imagens dos grupos da Liga de Famílias, em Frederico Westphalen, foram planejadas para ficar em cada casa cerca de 15 a 21 dias – tempo entre as reuniões dos grupos – então foram passadas para a próxima família com todo o cuidado e higienização.
Assim, a Mãe iniciou a visita aos lares, acompanhando os dirigentes em sua caminhada. A peregrinação trouxe novas forças para os grupos neste tempo de pandemia e a certeza da presença da MTA em todos os momentos. “Receber a Peregrina significa, para nós, um passo a mais dentro da espiritualidade de Schoenstatt”, comenta um casal dirigente de grupo. Outro casal relata a alegria ao lançar a ideia em um dos encontros remotos: “Ouvimos emocionados o sim autêntico dos quatro casais do grupo e a seguinte manifestação: Nesse tempo tão difícil, como João Pozzobon levaria a Mãe?”
43 imagens, 6 cidades
São 43 imagens da MTA que estão peregrinando pelas mãos dos casais da Liga de Famílias da Diocese, nas paróquias de Frederico Westphalen, de Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Ametista do Sul, Rodeio Bonito e Seberi. Essa iniciativa renovou a vida dos grupos e os motivou a oferecerem muitas contribuições ao Capital de Graças para que as famílias se tornem sempre mais um Santuário Vivo de Schoenstatt, no qual haja paz e harmonia.
Em um ano no qual os grupos não podem reunir-se fisicamente, eles continuam reunidos espiritualmente e virtualmente pela missão de levar o incentivo e o amor pela Mãe de Deus até as famílias com orações, palavras de fé e esperança. Neste sentido a Liga de Famílias segue sua missão de ser “Schoenstatt em saída”, sem esmorecer, continuando a lançar as sementes nesta Terra Mariana, seguindo a grande missão do Servo de Deus João Pozzobon, levando a imagem de Graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Todo o material recolhido, com preces e agradecimentos, será ofertado à Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, como um grande “ramalhete espiritual” da Diocese.
Fotos: Valduir Piovesan / Volnei Zonta