Veja como foi e acompanhe os materiais do Acampamento do Terço dos Homens
Karen Bueno – Como podemos fazer da nossa casa um lugar melhor? Com esse questionamento os membros do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) colocaram-se diante do televisor, ou outros meios digitais, para participar do Acampamento promovido pela TV Canção Nova. De 11 a 13 de setembro, a emissora transmitiu momentos de reflexão, oração, espiritualidade e entretenimento para os homens e suas famílias, sob o lema: “Desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa!” (Lc 19,5)
“Agradecemos ao Deus Trino a oportunidade de termos participado, mesmo à distância, das graças desse maravilhoso retiro. Rogamos a Deus para que, no ano que vem, possamos participar presencialmente dessa peregrinação”, comenta Adilson Dahl, da cidade de Teresópolis/RJ.
Segundo explica o assessor nacional do THMR, Pe. Vandemir J. Meister, na missa de abertura do Acampamento, “o desafio que Deus nos coloca é de rezarmos juntos, mas de forma diferente. Sem perceber, voltamos todos para dentro de casa. A sua casa é um espaço gostoso de viver? Seus filhos, amigos, as pessoas próximas gostam de estar ali? Nos próximos três dias vamos trabalhar sobre o conceito de casa: a nossa casa existencial (enquanto homens) e a casa material”.
A construção parte a parte
Ao longo das reflexões abordadas, uma simbólica casa era montada parte a parte. As palestras foram ministradas pelo Pe. Vandemir e pelo Pe. Johnny William Bernardo, assessor diocesano do Terço dos Homens na Diocese de Guarulhos/SP.
Segundo eles, a cobertura da casa é o “Deus que se comunica, esse Deus que desce do telhado, para habitar a casa junto com as pessoas que ali vivem”. A reflexão também passa pelo fundamento sob o qual a construção deve alicerçar-se. As paredes são as pessoas concretas que dão sentido à construção, as pessoas que habitam e visitam a casa. “Jesus não quer passar, sendo um transeunte instantâneo de nossa vida, por isso nossa casa necessita de paredes, necessita de um lugar onde ele se sinta acolhido, porque ele quer permanecer, ficar. Jesus não vem para passar, mas para permanecer e ser membro da sua família: ele tem espaço para isso?”, questiona o Pe. Johnny.
Durante a noite de sábado a Mãe de Deus foi saudada com um show musical e oracional diante da Ermida da MTA, presente na sede da Canção Nova. Os músicos Flavio Pinheiro, Juliana de Paula, Márcio Todeschini e Pe. Edilberto Carvalho apresentaram canções e reflexões para as famílias. Os momento de oração e adoração foram dirigidos por Sandro Arquejada ao longo do Acampamento.
“Nós, da Diocese de Floriano/PI, compartilhamos em todos os grupos e ressaltamos a importância de, mesmo à distância, participarmos dessas formações”, diz Antonio Bezerra, de Itaueira/PI. “Foi uma boa apresentação, de forma simples e com grande significado. É sempre motivo de alegria nos encontrarmos. Mesmo diante das adversidades, Deus disponibiliza outras formas de comunicação e de proximidade com Ele e com nossa Mãe e Rainha”, comenta Luis Alberto Oliveira, de Salvador/BA.
Na missa de encerramento, o perdão é o tema central da homilia e os homens são enviados para fazer de suas casas um Santuário de graças.
Veja abaixo as transmissões realizadas durante o acampamento:
⇒ Missa de abertura (11/09/2020)
⇒ Palestra: Casa – Encontro com o Senhor “Zaqueu, desse depressa” – Pe. Vandemir Meister (12/09/2020)
⇒ Palestra: Casa – Espaço de Deus “pois hoje devo” – Pe. Vandemir Meister (12/09/2020)
⇒ Palestra: Casa – Espaço Humano “ficar em” – Pe. Johnny William Bernardo (12/09/2020)
⇒ Missa (12/09/2020)
⇒ Noite de devoção Mariana (12/09/2020)
⇒ Palestra: Habita, Senhor Jesus, em nossa casa – Pe. Vandemir Meister (13/09/2020)
⇒ Missa de encerramento (13/09/2020)