Uma Romaria como nunca antes
Ir. M. Rosequiel Fávero – Setembro de 2020 “prometia muito”. Ainda em janeiro deste ano, os planos eram de grandes atividades durante o mês da celebração dos 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina, muito especialmente para o segundo final de semana, com a Romaria da Primavera. Mas Deus permitiu que uma pandemia mundial mudasse radicalmente esses planos. Os milhares de peregrinos do Brasil e de diversos países não chegaram ao Santuário Tabor. Nem mesmo os da cidade de Santa Maria/RS puderam ir, pois a cidade estava sob “bandeira vermelha”, determinada pelas autoridades sanitárias para conter os contágios da Covid-19. Ficou a pergunta: “Não teremos a Romaria da Primavera?”
Uma história inspirou os organizadores: há décadas, uma senhora que organizava anualmente uma peregrinação ao Santuário confessou a João Pozzobon que desejava parar. Foi admoestada pelo iniciador da Campanha com as palavras: “A Mãe e Rainha vai sempre para frente. Nunca para trás!”
A Mãe e Rainha não “vai para trás”! Por isso, a Romaria da Primavera precisava sair. Mas, como?
A MTA peregrinando pelas ruas de Santa Maria
Na véspera da “grande romaria”, já que os peregrinos não podiam sair de casa, a Mãe e Rainha foi ao seu encontro. Durante mais de duas horas, num andor adornado e acompanhada de um carro de som, a imagem da Mãe e Rainha percorreu diversas ruas de Santa Maria, passando praticamente na frente de cada uma das sedes das paróquias da cidade.
Mesmo sob chuva e frio, um grupo de missionários esperou a Mãe e Rainha passar diante da Paróquia Nossa Senhora das Dores. A coordenadora da Paróquia Nossa Senhora da Glória cuidou para que o quadro do Santuário Paroquial fosse colocado na porta da igreja, para saudar o cortejo. Uma missionária, em pleno centro da cidade, aguardou muito tempo com sua imagem peregrina na janela do seu apartamento até que pode pedir a benção para si e todas as suas famílias que neste tempo de pandemia precisaram renunciar às visitas da Mãe Peregrina.
Em todos os bairros houve acolhida para a “Mãe que passava” com um aceno, um sinal da cruz, um “beijo jogado”…
Carreata da Primavera
No domingo de madrugada, dia 13 de setembro, em torno de 3 horas, integrantes do Terço dos Homens repetiram o gesto de João Pozzobon, espalhando pétalas de rosas no pátio do Santuário. Mesmo sob pandemia, a Romaria da Primavera começava com o mesmo rito de todos os anos e o domingo, apesar do vento e da chuva, colorindo o entorno do Santuário.
No lugar da tradicional peregrinação a pé, foi feita uma carreata percorrendo um dos trechos tradicionais: partindo da ermida do “Pé de Plátano”, passando pela Casa Museu João Luiz Pozzobon, saudando a Mãe e Rainha diante do Santuário Tabor, encerrando no auditório do Centro Mariano, onde aconteceu a Missa festiva.
Por estar dentro da semana preparatória para a festa da padroeira da paróquia à qual pertence o Santuário, também a imagem de Nossa Senhora das Dores acompanhou as bandeiras e imagens da Mãe e Rainha na procissão inicial.
O presidente da celebração e pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores, Pe. Erno Schlindwein, acolheu a todos os presentes e os que acompanhavam pelas redes sociais com sua tradicional amabilidade. Concelebraram os Padres de Schoenstatt Gustavo Crespo e Marcelo Avarena, da vice-postulação da Causa de Beatificação de João Pozzobon.
A Santa Missa da romaria teve todos os seus ingredientes característicos, também as bênçãos das flores e das sementes. Mas o ponto alto foi, como em todos os anos, a coroação das Imagens Auxiliares da Arquidiocese de Santa Maria. Em cada coroa, uma nova pedrinha, doada em gratidão por graças alcançadas, adornou a fronte da Rainha das Famílias.
Embora o número de peregrinos reduzido e tantas situações diferentes, no coração de todos os participantes ficou a certeza: a Romaria da Primavera 2020, com os 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina devidamente celebrados, não só aconteceu mas foi um sucesso!
Fotos [1] – Ir. M. Lisane Goessler, Sandra Antunes, Carlos Iop
Fotos [2] – Dionete Munareto
Vídeo da Carreata da Primavera
Vídeo do momento da coroação