Família de Schoenstatt de Vista Alegre/RS celebra o jubileu
Roseneila Piaia – No último dia 19 de setembro, a Campanha da Mãe Peregrina, a Liga de Famílias, a Juventude Feminina de Schoenstatt e o grupo Emaús do município de Vista Alegre/RS, Diocese de Frederico Westphalen/RS, realizaram o “Lucernário de Maria”.
O que é um lucernário? Segundo o Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal, “consiste em acender as luzes, ritualmente, ao cair da tarde. Em latim, dizia-se lucernare (de lucerna, lâmpada). Os cristãos celebraram-no desde muito cedo, como descreve Hipólito, nos princípios do século III” [1]. Na liturgia romana, o lucernário mais conhecido provavelmente é aquele que acontece na Vigília Pascal, quando, no Sábado Santo, a celebração é aberta ao redor do fogo novo, onde se acende o Círio Pascal.
Acompanhados pelo pároco, Cônego Leandro Piffer, a oportunidade foi de oração e reflexão sobre as realidades e necessidades da vida. O grupo acompanhou a carreata com saída em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, passando na casa dos missionários da Mãe Peregrina do Comércio para recolher as imagens, fazendo paradas de oração e reflexão com a Mãe Peregrina Auxiliar e a imagem de Nossa Senhora da Salette (era o seu dia) até a Gruta da Linha Centenário.
No local foi organizado o Terço Luminoso meditado com cânticos marianos, a renovação da Aliança de Amor com a queima dos bilhetes, símbolo das ofertas para o Capital de Graças.
Bem presente, como exemplo para todos, estava aquele que se tornou um instrumento de Maria, João Luiz Pozzobon, ele que iniciou esta Campanha de evangelização das famílias, rezando o terço e levando a Mãe para o povo.
Fotos: Campanha da Mãe Peregrina, Vista Alegre/RS
[1] https://www.liturgia.pt/dicionario/dici_ver.php?cod_dici=242