“Santuário Vivo de Schoenstatt” em modo online
Cassiane e Marcos Weizenmann – Em tempos de pandemia, toda a atuação apostólica e formativa da Igreja também teve que ser alterada e adaptada às circunstâncias apresentadas pelo desafio global do Covid-19. Também a Liga de Famílias de Schoenstatt do Regional Sudeste, que em outros anos sempre realizou retiros presenciais, neste ano precisou se adaptar a esse novo momento.
Já nos habituamos a ouvir que a pandemia impôs novos hábitos e reflexões. Se, por um lado, foi exigido de todos o distanciamento social, por outro, trouxe a necessidade de convivência maior e mais frequente entre as pessoas da família que vivem juntas, bem como um fortalecimento e amadurecimento da fé. Assim, a Liga entendeu que esses eram alguns pontos importantes e complexos que esse tempo traz para as famílias – e deveria abordá-los com os casais o ramo.
Com esse desafio em mãos, as famílias reuniram-se no sábado, dia 26 de setembro de 2020, para o Retiro Anual Online da Liga de Famílias do Regional Sudeste, que teve como tema: “Fortalecimento Familiar em Tempos de Pandemia”. Foi realizado nos períodos da tarde e da noite, iniciando-se às 14h30min e encerrando-se às 22 horas.
Desafios da Pandemia e Fortalecimento Familiar – foco dos momentos do retiro
O retiro começou com a Abertura feita pelo casal facilitador do encontro, sendo seguida pela Oração Inicial conduzida pela Liga diretamente do Santuário de Caieiras/SP, diante do Santíssimo Sacramento. Em seguida, o Pe. Afonso Wosny, assessor regional do ramo, fez uma colocação sobre o tema central do retiro: “Fortalecimento Familiar em Tempos de Pandemia”. Destacou os diversos “vírus” que trazem perigos para a família nesses tempos e quais seriam as possíveis “vacinas”.
Assim como nos encontros presenciais, o retiro teve dois momentos de oficinas com partilhas e dinâmicas. Elas ocorreram em salas de reunião virtuais diferentes, conforme a escolha de tema dos participantes.
O primeiro bloco de oficinas teve os seguintes temas:
– “Deus está no Leme – Olhar Providencial” (conduzida pela Liga de Belo Horizonte/MG);
– “Como Vencer o Medo” (conduzida pelo Pe. Marcelo Aravena);
– “Educação dos Filhos” (conduzida pelo casal Lionel e Silvana Camargo, do Instituto de Famílias de Schoenstatt).
Após o término do primeiro bloco de oficinas, houve o terço online conduzido pelas famílias de Anápolis/GO, Araraquara/SP, Bebedouro/SP, Brasília/DF, Franca/SP, Jaboticabal/SP e Taquaritinga/SP, com as orações transmitidas diretamente dos Santuários Lares das famílias destas cidades.
Após o intervalo, reiniciaram as atividades no início da noite com a Missa preparada e transmitida pela Liga de Famílias do Jaraguá, celebrada pelos padres Marcelo e Afonso.
Em seguida houve o segundo bloco de oficinas, onde novamente cada casal conectou-se no link da oficina que escolheu. Os temas foram:
– “Vida de Oração” (conduzida pelo casal Caio e Keliany Leite, da Liga de Brasília);
– “Sintomas de Depressão – O que fazer” (conduzida pela Liga da Vila Mariana-SP);
– “Resiliência” (conduzida por Ir. M. Gislaine Lourenço).
O retiro foi encerrado com a Oração Final conduzida pela Liga de Poços de Caldas/MG e transmitida diretamente do Santuário Tabor Fonte de Vida Nova.
Uma bênção em tempos de pandemia: mais de 400 pessoas conectadas num momento muito necessário para todos.
Desde quando as inscrições foram abertas, foi possível perceber o grande interesse das famílias por esse momento. Durante quase todo o encontro as pessoas ficaram sintonizadas e mais de 400 pessoas participaram do retiro.
Todas as etapas foram pensadas com atenção para essa experiência nova e o desejo era de que todos pudessem aproveitar ao máximo. Como preparação, as cidades ficaram responsáveis de rezarem e entregarem ofertas ao Capital de Graças umas pelas outras. Durante o decorrer das atividades, o chat do encontro foi um dos canais de comunicação muito dinâmico, sendo utilizado para pequenos testemunhos, agradecimentos, intenções para o terço e a missa e até mesmo para as saudações e interações entre famílias que não se encontravam há muito tempo.
Em vários momentos, muitos casais manifestaram a importância desse encontro numa época de tantas transformações e diante da necessidade de manter o contato e a partilha dos trabalhos realizados na Liga de Famílias do Regional. Foi, portanto, um momento especial de reavivar o Ideal e a Aliança nesses tempos de pandemia e para todos testemunharem que a Liga de Famílias, presente em mais de 30 cidades do Regional Sudeste, continua forte e testemunhando seu Ideal. Foi um dia de renovação do ardor apostólico da Liga de Famílias do Regional Sudeste!
Parabens a todos que se envolveram neste lindo e marcante encontro on line..que a Mãe e Rainha os recompense com graças e bençãos abundantes..foram exemplo psra todos